Canadá Constrói Ecovia Com 24 Mil Quilómetros

263
Dentro de três anos, vai ser possível atravessar o Canadá de bicicleta, o Governo canadiano está a construir de raiz uma Ecovia – Trans Canada Trail – que será inaugurada quando o país completar 150 anos. Esta Ecovia, começou a ser construída em 1992, quando o País celebrou 125 anos, e que já tem 17 mil quilómetros terminados – 72% da via.

O percurso irá atravessar o Canadá de uma costa à outra, percorrendo todas as províncias e territórios que constituem o País. Segundo o site Pedais.pt, a ligação inclui ainda vias para peões, cavalos, ski e, em alguns percursos, canoa.

O governo canadiano espera que a nova via conjugue a criação de empregos locais, decorrentes do investimento, com o incentivo de hábitos de vida saudáveis na população. Por outro lado, o projecto será importante para aproxima os canadianos e turistas da natureza e das maravilhas do país.

Segundo o Pedais, um ciclista que se proponha cumprir o desafio de ir da costa Atlântica ao Pacífico, por aquela rota, deverá contar com pelo menos nove meses, se se dispuser a pedalar seis horas por dia à média de 15 quilómetros por hora.

“A Trans Canada Trail permitirá aos habitantes e aos turistas que nos visitem apreciar das mais deslumbrantes paisagens do mundo, promovendo a saúde e a boa forma através de uma grande variedade de actividades recreativas”, frisou, recentemente, o primeiro-ministro do país, Stephen Harper.

O projecto é desenvolvido através de um fundo para o qual o governo contribui, mas que também recebe donativos de particulares, sendo gerido por uma fundação criada para o efeito.

O Governo central canadiano atribuiu, até agora 25,6 mil milhões de euros para a construção da via, planeada de modo a que quatro em cada cinco habitantes do país vivam a menos de meia hora do seu traçado. Os benefícios económicos deverão rapidamente cobrir os custos.

Fonte: Pedais.pt

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome