A Equipa Portugal compete, na próxima semana, com uma sub-23 e dois juniores no Campeonato do Mundo de BTT, que vai realizar-se no Mont-Saint-Anne, Quebeque, Canadá.
O selecionador nacional, Pedro Vigário, convocou a sub-23 Raquel Queirós (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) e a júnior Ana Santos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) para as corridas de cross country olímpico (XCO), e o júnior Gonçalo Bandeira (Miranda Factory Team) para o Downhill (DHI).
“É uma seleção jovem, com atletas de primeiro ano nas respetivas categorias. São corredores que, ao longo de toda a época, têm conseguido bons desempenhos em provas internacionais. Será a estreia dos três em Campeonatos do Mundo e o momento para perceberem de que forma se posicionam entre os melhores corredores internacionais”, explica Pedro Vigário.
O BTT português estará ainda representado por Emanuel Pombo (Miranda Factory e-Team) e por Francisco Pardal (BlackJack Factory Team), que viajam pelas respetivas equipas. Ambos vão competir entre a elite de DHI e Emanuel Pombo vai ainda correr no Mundial de bicicletas elétricas.
O primeiro português a entrar em ação será Emanuel Pombo, que corre a prova de bicicletas elétricas, às 19h15 de quarta-feira. No dia seguinte é a estreia da Equipa Portugal, através da participação de Ana Santos no XCO de juniores femininas.
Sexta-feira é o dia de qualificações no DHI. Às 15h15 começa a descida de juniores, com Gonçalo Bandeira na lista de partida, e às 16h30 a de elite, com Emanuel Pombo e Francisco Pardal.
Raquel Queirós veste as cores nacionais no sábado, 31 de agosto, na corrida de XCO para sub-23 femininas.
As finais de DHI fecham o programa do Mundial, no domingo. Gonçalo Bandeira será o representante de Portugal na corrida de juniores, a partir das 14h30, enquanto Emanuel Pombo e Francisco Pardal alinham na descida de elite, a partir das 19h00.