No próximo domingo, 21 de fevereiro, será disputada em Fragoso (Barcelos) a primeira prova do Campeonato do Minho de BTT XCO – MAPFRE | Seguros. O 4º BTT XCO de Fragoso integrará provas para todas as categorias de competição (incluindo escolas e paraciclismo) e para não federados (promoção).
Promovida em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho e Lamaceiros TT, a primeira prova do Campeonato do Minho de BTT XCO – MAPFRE | Seguros será aberta à participação (além das categorias de competição) de todos os interessados que poderão participar integrados na categoria de promoção.
O programa do 4º BTT XCO de Fragoso começará com um período para treinos entre as 10 e as 12h00, realizando-se a partir dessa hora as atividades para pupilos, benjamins e iniciados. Pelas 14 horas começará a prova para infantis, juvenis, cadetes, femininos (sub 23/elites e master), paraciclismo e promoção e às 15h30 a corrida de juniores, elites/sub 23 e masters. A cerimónia protocolar está prevista para as 17h30. A participação na prova é gratuita para atletas federados sendo também aberta à participação na vertente de promoção (custo de inscrição inclui seguro de acidentes pessoais). O secretariado para confirmação de inscrições abrirá às 10 horas e as inscrições devem ser efetuadas através do email [email protected].
O 4º BTT XCO de Fragoso tem o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, Juntas de Freguesia de Fragoso e Aldreu, Federação Portuguesa de Ciclismo, MAPFRE | Seguros, Cision, Raiz Carisma – Soluções de Publicidade, Arrecadações da Quintã, POPP Design, Salvaggio, Bike Magazine (revista oficial) e do comércio e industria local.
Fragoso estreou-se no Campeonato do Minho de BTT XCO em 2013 apresentando uma pista que, desde então, chama à freguesia barcelense muito público e muitos atletas. Na última edição da prova venceram José Dias e Joana Monteiro em elites, enquanto João Rocha ganhou em juniores, Hélder Braga em masters 30, Liliana Lopes em masters femininas, Abel Machado em masters 40, Vítor Santos em masters 50, Nuno Costa e Marta Branco em cadetes, Pedro Silva e Ana Santos em juvenis, Hugo Cruz e Beatriz Pereira em infantis, Rafael Sousa e Mariana Magalhães em iniciados, Gonçalo Rodrigues em pupilos-benjamins e Mário Ferreira em promoção. Coletivamente triunfaram a ASC/Bike Zone-Vila do Conde (competição) e a Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact (escolas).
O 4º BTT XCO de Fragoso assinalará o arranque do Campeonato do Minho de BTT XCO – MAPFRE | Seguros que assumirá em 2016 figurino idêntico aos anos anteriores, embora com uma ligeira redução do número de provas de BTT XCO que procura corresponder a todas as expectativas e anseios e traduzir, em simultâneo, o reforço d a qualidade organizativa das atividades.
Em 2016, o Campeonato do Minho de BTT XCO – MAPFRE | Seguros, destinado a todas as categorias e incluindo o “Troféu Revelações”, integrará nove provas, sendo duas delas pontuáveis em simultâneo para a Taça Inter-Regional Minho e Porto.
Com ligeiras novidades em termos regulamentares, o Campeonato do Minho de BTT XCO – MAPFRE | Seguros começará com a realização do 4º BTT XCO de Fragoso (21 de fevereiro), prosseguindo depois com o 2º BTT XCO Vila de Melgaço (3 de abril), 6º BTT XCO Os Braguinhas – Troféu Manuel Ferreira (22 de maio), 16º BTT XCO C.N.E. / Gondar Jovem – Taça Manuel Abreu (26 de junho), 5º BTT XCO de Paredes de Coura (17 de julho), 10º BTT XCO de Felgueiras (31 de julho), 6º BTT XCO Torcatense (4 de setembro), 13º BTT de Creixomil – Barcelos (11 de setembro) e o 18º BTT XCO – ACRAP (9 de outubro). No âmbito do Cross Country Olímpico será ainda promovido o Portugal Cup XCO – Viana do Castelo (C2) nos dias 12 e 13 de março.