PUB

A empresa italiana Bianchi continua firme nos mercados de Espanha, Andorra e Portugal apesar da incerteza global no sector do ciclismo.

Bianchi Ibérica cresce mais de 25% em 2023A divisão Bianchi Ibérica fecha o ano de 2023 com um aumento do volume de negócios superior a 25%, segundo dados disponibilizados pela empresa. Boa parte deste bom resultado deve-se ao alargamento da gama para conseguir uma oferta mais adequada à real procura do mercado atual e ao aumento dos pontos de venda oficiais em mais 15%.

PUB

Para o Country Manager da Bianchi Iberica, David Frehner, “estes resultados de 2023 podem ser considerados muito bons, dada a grande incerteza que a indústria das bicicletas sofre há três anos: A ressaca pós-pandemia está a ser muito complicada para todos, mas graças a uma oferta bem definida e o envolvimento inestimável da nossa rede de distribuidores, estamos a resolver muito bem estas turbulências nos mercados de Espanha, Andorra e Portugal.”

Bianchi Ibérica cresce mais de 25% em 2023Frehner considera que em tempos de contracção das vendas, aumentar o volume de negócios e aumentar a rede de distribuidores é um verdadeiro sucesso: “Nem em todas as áreas crescemos de forma igual, mas, por exemplo, em Portugal e na zona Centro tem sido um objectivo especialmente meritório trabalho contratando dois novos agentes no início do ano que conseguiram atrair os melhores pontos de venda e fidelizá-los.” Também a incorporação pela primeira vez de dois canais externos de vendas online ajudou a impulsionar as vendas este ano. Actualmente, a Bianchi Ibérica conta com uma rede de 135 pontos de venda.

O tamanho médio da Bianchi como empresa e, acima de tudo, uma gama de bicicletas bem projetadas e ajustadas à demanda contribuíram para o sucesso da empresa em 2023. “Apesar do boom das bicicletas elétricas – explica Frehner – na Bianchi ainda temos Claro, o A bicicleta tradicional, a muscle bike tradicional, é a essência da nossa empresa.” É claro que a empresa de Bérgamo tem tentado criar um catálogo de bicicletas musculares e ebike cada vez mais aberto e pensado para todos os públicos, expandindo o seu mercado a todos os ciclistas, do amador ao especialista, mas centrando-se nos nossos pontos fortes: a estrada e o cascalho. Esta aposta em “democratizar a Bianchi” é, sem dúvida, uma das chaves para o crescimento da empresa em vários nichos de mercado, sem esquecer a Paixão Celeste da marca.

A Bianchi encara os próximos anos com otimismo, mas consciente de que devemos ser cautelosos diante da estagnação do mercado. “É em tempos difíceis que – segundo David Frehner – o lado humano das empresas deve estar mais atento e promover a eficiência na concepção de gamas e produtos, bem como zelar pelas relações comerciais com os nossos clientes e fornecedores.”

Segundo o responsável da Bianchi Ibérica, esta é sem dúvida “uma tarefa verdadeiramente vital e na qual todos os departamentos da Bianchi devem estar altamente coordenados para poder trazer ao mercado as bicicletas que realmente têm procura. Nosso trabalho agora é mais difícil, mas é sem dúvida também um grande desafio que tenho certeza que conseguiremos enfrentar com sucesso.”

Mais informações em www.bianchi.com.

PUB