Em 1999, vestindo o jersey rosa do líder do Giro, Marco Pantani deu um espetáculo para os mais novos a partir do selim da sua Bianchi MegaPro Concept.

Ficando para trás devido a uma falha mecânica, a faltar apenas 10 km para o final, Il Pirata ficou 30 segundos atrás do grupo principal, onde se incluíam todos os seus rivais da classificação geral.

Em vez de esperarem pela Maglia Rosa, os rivais mantiveram o ritmo – esperando desferir o derradeiro golpe e eliminar o favorito italiano da corrida.

Ajudado pelos seus companheiros de equipa do esquadrão Mercatone Uno-Bianchi, Pantani recuperou o contacto com os líderes, antes de passar por eles a voar e carregar sozinho direito à linha de chegada – vencendo a etapa e estabelecendo o tempo mais rápido de sempre na subida ao Santuario di Oropa.

Foi talvez o seu melhor desempenho, mas ele cruzou a linha sem comemorar – acreditando que ainda teria alguns atletas à sua frente. Ele só soube depois, que tinha vencido a etapa, bem como salvo a sua corrida. Foi descrito como “La Rimonta del Secolo”, ou “o retorno do século”.

Para homenagear o vigésimo aniversário do milagre em Oropa, a Bianchi criou um quadro de edição especial, com o mesmo design da bicicleta que Il Pirata usou em 1999.

O supremo retorno, derradeiro tributo

O icónico esquema de pintura de 1999 é aplicado ao quadro e forqueta por artesãos da Bianchi.

A sede italiana em Treviglio, com um logótipo comemorativo especial dedicado à subida Santuario di Oropa, colocado no ombro da lâmina da forqueta. Até mesmo o famoso distintivo da águia Bianchi na testa da Specialissima é uma recriação fiel da que adornava a de Pantani em 1999.

Este design ternamente reproduzido é o tributo da Bianchi aos heroísmos de Il Pirata em Oropa.

Assim como a MegaPro Concept que Pantani usou no Giro de 1999 pela equipe Mercatone Uno-Bianchi estava na vanguarda do design de bicicletas dessa altura, a Specialissima também o está hoje.

O quadro da Specialissima Pantani foi projetado com o sistema Bianchi CV, usando material compósito Countervail, para cancelar 80% das vibrações da estrada.

O quadro pesa apenas 780g, tornando-se a melhor bicicleta para escaladores.

Mais informações em www.bianchi.com.

1 COMENTÁRIO

  1. Sim é bianchi…speed muitooo toppp…👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

Deixar uma resposta