A Assembleia da República aprovou um voto de congratulação pela prestação de João Almeida e Ruben Guerreiro na Volta a Itália, apontando que “elevam o nome de Portugal e servem de inspiração”, sendo “motivo de orgulho”.
O voto de congratulação, apresentado pela Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto e que enaltece o desempenho dos atletas portugueses na prova disputada em outubro, foi aprovado por unanimidade na sessão plenária de hoje.
“A Assembleia da República congratula-se com os resultados desportivos dos ciclistas João Pedro Almeida e Ruben Almeida Guerreiro no Giro d’Itália de 2020, que constituem motivo de orgulho para todos os portugueses, elevam o nome de Portugal e servem de inspiração para a ambição internacional dos nossos cidadãos em todos os quadrantes profissionais e no desporto em particular”.
João Almeida liderou a classificação geral do ‘Giro’ durante 15 dias, terminando a competição em quarto lugar, a melhor classificação de sempre de um ciclista luso.
Ruben Guerreiro venceu a categoria de montanha, um feito inédito no ciclismo português, além de triunfar na nona de 21 etapas.