As etapas da 78ª Volta a Portugal

535

Volta-a-Portugal-2016A 78.ª edição da Volta a Portugal vai levar o colorido do ciclismo às estradas nacionais entre esta quarta-feira, 27 de julho, e o dia 7 de agosto.

A corrida terá um prólogo e dez etapas, totalizando 1618,7 quilómetros. O prólogo, na quarta-feira, disputa-se em Oliveira de Azeméis e tem 3,6 quilómetros. A corrida vai fechar com outro exercício individual, 32 quilómetros que vão ligar Vila Franca de Xira ao Terreiro do Paço, Lisboa.

Pelo meio há nove etapas em linha, notando-se, mais uma vez, a presença da Senhora da Graça, em 2016 com o estatuto de única chegada em alto, uma vez que a Torre, na serra da Estrela, será apenas local de passagem e não de final de etapa. Aliás, a colocação de subidas de média dificuldade, ainda longe das chegadas, com terreno de recuperação para alguns corredores que se atrasem a subir, será uma constante ao logo de toda a Volta. Vão registar-se passagens pelo Sameiro, pelo Gerês, por São Macário, Montejunto e Arrábida.

A primeira tirada leva a caravana de Ovar até Braga, numa ligação de 167,4 quilómetros. O circuito final inclui uma dupla passagem no Sameiro, que poderá provocar alguma seleção, embora na última vez em que se experimentou este figurino, há dois anos, tenha sido um sprinter a erguer os braços na cidade dos arcebispos, o italiano Davide Vigano, que está de volta, ao serviço da Androni Giocattoli-Sidermec.

Segue-se a viagem de 160 quilómetros entre Viana do Castelo e Fafe, com a curiosidade de o pelotão atravessar um troço de terra, habitualmente usado no Rali de Portugal, onde estará colocada uma contagem de montanha de segunda categoria. A terceira etapa sai de Montalegre e chega a Macedo de Cavaleiros, depois de percorridos 158,9 quilómetros.

A quarta etapa começa em Bragança e termina na Senhora da Graça. A longa distância – 191,9 quilómetros – e a passagem pelo Alvão, a 45 quilómetros do fim, são a esperança dos trepadores mais puros para que os 8,2 quilómetros de escalada ao Monte Farinha possam fazer diferenças.

Antes do dia de descanso, os corredores vão pedalar durante 153,2 quilómetros, entre Lamego e Viseu, atravessando a serra de São Macário, a 60,7 quilómetros da meta.

A primeira etapa após o interregno vai passar pela serra da Estrela, levando o pelotão de Belmonte até à Guarda, por um trajeto de 173,7 quilómetros. Os corredores trepam à Torre, desde a Covilhã, logo nos quilómetros iniciais, regressando ao ponto mais alto de Portugal Continental, ascendendo desde Seia, quando faltarem 69,4 quilómetros para a meta. Daí até final, há ainda três contagens de montanha de terceira categoria, uma delas coincidente com a meta.

Depois da serra, chega uma etapa de transição, 182 quilómetros entre Figueira de Castelo Rodrigo e Castelo Branco, sem qualquer contagem de montanha, uma oportunidade única para sprinters, que poderão ver alguns fugitivos a impedi-los de brilhar. A ementa do dia seguinte contempla uma ligação entre a Nazaré e Arruda dos Vinhos, a mais extensa da competição, com 208,5 quilómetros passagem pelo Montejunto, a 76,1 quilómetros do fim.

A última etapa em linha é a mais sulista desta edição, 187,5 quilómetros desde Alcácer do Sal até Setúbal, passando na Arrábida, a 13,3 quilómetros da meta. A Volta fecha com o contrarrelógio de 32 quilómetros, sempre a rolar, de Vila Franca de Xira até Lisboa.

Volta a PortugalO pelotão tem 18 equipas, oriundas de doze países. Regista-se um incremento qualitativo face aos últimos anos, com a presença de cinco equipas da segunda divisão internacional.

Percurso
27 de Julho – Prólogo: Oliveira de Azeméis – O. Azeméis, 3,6 km (C/R Individual)
28 de Julho – 1.ª Etapa: Ovar – Braga, 167,4 km
29 de Julho – 2.ª Etapa: Viana do Castelo – Fafe, 160 km
30 de Julho – 3.ª Etapa: Montalegre – Macedo de Cavaleiros, 158,9 km
31 de Julho – 4.ª Etapa: Bragança – Sr.ª da Graça, 191,9 km
1 de Agosto – 5.ª Etapa: Lamego – Viseu, 153,2 km
2 de Agosto – Descanso
3 de Agosto – 6.ª Etapa: Belmonte – Guarda, 173,7 km
4 de Agosto – 7.ª Etapa: Figueira de Castelo Rodrigo – Castelo Branco, 182 km
5 de Agosto – 8.ª Etapa: Nazaré – Arruda dos Vinhos, 208,5 km
6 de Agosto – 9.ª Etapa: Alcácer do Sal – Setúbal, 187,5 km
7 de Agosto – 10.ª Etapa: Vila Franca de Xira – Lisboa, 32 km (C/R Individual)

Equipas Participantes

Continentais Profissionais
Androni Giocattoli-Sidermec (Itália)
Caja Rural-Seguros RGA (Espanha)
Drapac Professional Cycling (Austrália)
Funvic Soul Cycles-Carrefour (Brasil)
Team Roth (Suíça)

Continentais estrangeiras
Armée de Terre (França)
Astana City (Cazaquistão)
Boyaca Raza de Campeones (Colômbia)
Christina Jewelry Pro Cycling (Alemanha)
Euskadi Basque Country (Espanha)
Inteja-MMR Dominican Cycling Team (República Dominicana)
Lokosphinx (Rússia)

Continentais Portuguesas
Efapel
LA Alumínios-Antarte
Louletano-Hospital de Loulé
Rádio Popular-Boavista
Sporting-Tavira
W52-FC Porto

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome