PUB

Os juniores Álvaro Pestana e Pedro Câmara disputam, nesta quinta-feira, a qualificação do Campeonato do Mundo de Downhill (DHI), em Fort William, Escócia, sendo os primeiros betetistas portugueses a competirem no Campeonato do Mundo de Ciclismo.

Álvaro Pestana e Pedro Câmara abrem a pista ao BTT português no Campeonato do Mundo de CiclismoA descida que irá apurar os 60 juniores que, no dia seguinte, disputarão a final está marcada para as 17h00, não tendo sido ainda publicado o horário de partida específico de cada um dos corredores.

PUB

David Rosa, o selecionador nacional que dirige a participação portuguesa nas provas de DHI deste Campeonato do Mundo, explica a relevância da competição para o percurso formativo de alto rendimento dos ciclistas.

“São ambos juniores de primeiro ano e, portanto, nunca estiveram numa competição deste nível. Terão a oportunidade de ganhar maturidade em pistas deste calibre, perante os melhores do mundo, o que permitirá aferir o nível de ambos no contexto internacional”, declara o responsável técnico.

Caso Álvaro Pestana e Pedro Câmara estejam entre os 60 mais rápidos na qualificação garantem a presença na final, marcada para as 15h30 de sexta-feira. No mesmo dia, às 12h30, corre-se a qualificação de elite masculina, na qual alinham os portugueses Gonçalo Bandeira e Nuno Reis.

“Na prova de elite, com outra experiência e maturidade dos portugueses, temos a ambição de melhorar o resultado do ano passado”, adianta David Rosa. Em 2022, Gonçalo Bandeira terminou o Campeonato do Mundo no 31.º lugar, a segunda melhor classificação portuguesa de sempre entre a elite masculina, apenas superada pelo desempenho de Francisco Pardal em 2018, ano em que foi 24.º classificado.

A pista de Fort William é muito exigente. “É muito rápida e física, muito longa também”, descreve David Rosa.

PUB