Agenda de Ciclismo | Taça Nacional de Esperanças e XCO Internacional

169

O Grande Prémio Portimão Cidade Europeia do Desporto, conjunto de duas provas a disputar sábado e domingo, marca o arranque da primeira edição da Taça Nacional de Esperanças, troféu que junta no mesmo pelotão os corredores sub-23 e juniores.

A primeira das duas provas deste fim de semana vai ligar a zona ribeirinha de Portimão ao Alvor, através de um percurso de 114,2 quilómetros que tem a marca “ondulada” da orografia do Algarve. A partida acontece às 15h00, prevendo-se o final para pouco antes das 18h00.

A corrida de domingo parte também da zona Ribeirinha de Portimão, às 10h00, terminando, depois de ultrapassados 109,9 quilómetros, na Mexilhoeira Grande, cerca das 12h45. O perfil orográfico é semelhante ao da véspera, mas a chegada, num topo exigente, poderá retirar da discussão alguns sprinters mais puros.

A Taça Nacional de Esperanças é uma competição de regularidade criada pela Federação Portuguesa de Ciclismo em 2019 com o intuito de dar mais dias de competição aos sub-23 das equipas de clube e de, simultaneamente, permitir aos juniores integrar um pelotão com um maior grau de exigência. Apesar de as duas categorias correrem juntas e disputarem uma geral absoluta, haverá também uma classificação para juniores.

Além do GP Portimão Cidade Europeia do Desporto, a Taça Nacional de Esperanças conta com duas corridas nos dias 10 e 11 de agosto, na Murtosa e na Curia.

XCO Internacional em Marrazes

A segunda prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), corrida de classe 1 UCI, disputa-se no próximo domingo em Marrazes, Leiria. São esperados cerca de 300 participantes para uma jornada de forte competitividade, em que a conquista de pontos para o ranking de qualificação olímpica está na mente dos mais fortes.

As corridas começam às 9h00 com a prova de cadetes. Às 10h15 entram em pista os juniores masculinos e todas as categorias femininas, exceto as cadetes que correram antes. Os masters defrontam-se às 12h15. A prova de elite está marcada para as 14h15.

As escolas de ciclismo de estrada da zona Norte têm um Encontro Inter-Regional marcado para a manhã de domingo, em Galegos, Penafiel. Os mais ciclistas mais pequenos começam a pedalar às 9h30.

Mais eventos oficiais:

6 de abril: Circuito NGPS, Chaves
6 de abril: Troféu de Paraciclismo da Vila de Porto de Mós
6 de abril: 2.ª Prova da Taça Regional de Setúbal de BMX, Setúbal
7 de abril: Maratona BTT Cidade de Braga
7 de abril: 2.º Granfondo de Lisboa
7 de abril: Prémio Decathlon Amadora/LX Cycling, Amadora
7 de abril: VI Maratona BTT Vila de Ourique – Rota do Porco Alentejano, Ourique
7 de abril: 3.ª Prova da Taça da Madeira de DHI

Deixar uma resposta