A UCI Track Champions League revelou o seu formato de corrida dinâmico que estreará na série inaugural, em novembro de 2021.
Juntando drama e ação na pista em seis rondas ao longo de seis semanas, a série verá quatro atletas finalmente emergirem como os campeões: os melhores corredores de sprint masculinos e femininos e os melhores enduristas masculinos e femininos.
Criada através de uma parceria entre a Union Cycliste Internationale (UCI) e a promotora de Eurosport Events com o apoio da GCN, a UCI Track Champions League tem como objetivo fazer com que o público desportivo invista na disciplina. Isso não será feito apenas por meio de um novo formato desportivo, que escolheu quatro dos eventos de pista mais acessíveis e emocionantes, mas por meio dos seus locais icónicos, experiências únicas de público, tecnologia inovadora e transmissão de classe mundial.
A nova competição surge como parte de uma reestruturação do calendário do ciclismo de pista pela UCI, que verá o UCI Track World Championships acontecer em outubro e se tornar o caminho de qualificação para a UCI Track Champions League. As regras da liga criada entre os eventos UCI e Eurosport serão colocadas nos regulamentos oficiais de ciclismo de pista da UCI. Todos os eventos da UCI Track Champions League terão um painel nomeado de Comissários da UCI para arbitrar a corrida.
Os embaixadores oficiais e ciclistas lendários, Kristina Vogel e Sir Chris Hoy também aconselharam sobre o formato desportivo para ajudar a garantir o máximo de emoção para os atletas e fãs.
Formato da liga
A UCI Track Champions League é um formato de liga onde cada ronda contará com o mesmo programa de corrida. Os atletas marcam pontos nas seis rondas na categoria Sprint ou Endurance. Cada categoria tem dois tipos diferentes de corridas em que os competidores podem acumular pontos: os velocistas correrão em Sprint e Keirin, enquanto os corredores de Endurance correrão em Eliminação e Scratch. Em cada categoria podem participar 18 atletas, totalizando 72 atletas – igual número masculino e feminino – para a primeira edição da UCI Track Champions League.
• Sprint: A corrida Sprint verá o primeiro atleta a cruzar a linha de chegada após três voltas à pista. A primeira fase terá seis mangas de três atletas frente a frente, com os seis vencedores a seguirem para as semifinais. Duas baterias de três atletas determinarão os dois competidores finais para a vitória.
• Keirin: A corrida de Keirin é uma corrida de velocidade de largada coletiva ao longo de cinco voltas. As duas primeiras voltas da pista serão atrás de uma mota Derny para definir o ritmo, deixando os atletas a competir até a chegada nas três restantes. Seis atletas vão participar em três mangas, com os dois primeiros a classificarem-se para a final. Na final, seis atletas vão disputar a vitória.
• Eliminação: Na corrida Eliminação, o último atleta a cruzar a linha de chegada a cada duas voltas será eliminado da corrida. A primeira volta será neutra e todos os 18 atletas participam desde o início.
• Scratch: A corrida Scratch clássica será disputada numa distância relativamente curta de 5 km, para ver a ação em alta velocidade começar com o tiro de partida. Todos os 18 lutarão pelo pódio ao longo de 20 voltas na pista de 250m.
As classificações na UCI Track Champions League serão determinadas por pontos atribuídos aos atletas a partir do seu desempenho em cada corrida. Os pontos serão acumulados numa tabela de classificação e o vencedor geral em cada uma das categorias, será o atleta com mais pontos no final da série. No final de cada ronda da UCI Track Champions League, o atual líder receberá uma jersey especial para usar na próxima ronda.
Prémio em dinheiro igual para homens e mulheres
O prémio em dinheiro será concedido para todas as corridas e para a classificação geral no final da série. O promotor de corridas Eurosport Events e a UCI têm o prazer de revelar que, além de ter um número igual de homens e mulheres a participar na UCI Track Champions League, o prémio em dinheiro será distribuído igualmente entre os géneros, de acordo com a política de igualdade de prémios monetários de UCI em todos os seus eventos (Campeonatos Mundiais e Taças Mundiais).
Critérios de qualificação
Para aumentar a pressão em pista, apenas o melhor dos melhores entre os profissionais se qualificará para uma das 72 vagas da UCI Track Champions League.
Vinte e quatro atletas por género, serão convidados automaticamente com base nos resultados anteriores dos Campeonatos Mundiais de Pista UCI. Os seis primeiros atletas no Sprint e Keirin vão competir pelo título de Campeão de Sprint, e os três primeiros medalhistas na corrida de eliminação Omnium, e pontos Scratch correm pelo título de Campeão de Endurance.
Os restantes lugares na UCI Track Champions League virão do desempenho nas Olimpíadas de Tóquio, a classificação UCI das especialidades em causa e os wild cards que serão atribuídos antes de 1 de setembro, a critério da UCI Track Champions League.
Pontos UCI
Os corredores participantes na UCI Track Cycling Champions League receberão um número de pontos UCI (por ronda e de acordo com a classificação geral da série) determinado pelas Regras de Pista da UCI. Este número de pontos deve ser comparável ao concedido nos Campeonatos Mundiais de Ciclismo de Pista da UCI.
François Ribeiro, Chefe da Eurosport Events disse: “Temos estado a ajustar o formato das corridas ao longo do ano passado, aproveitando a experiência da UCI e a valiosa visão dos atletas profissionais para conceber a melhor competição. A nossa visão era criar um evento desportivo de elite que retratasse o espírito do ciclismo de pista da maneira mais emocionante possível. É um momento de orgulho para nós revelarmos esse detalhe hoje, após meses de preparação. Desde o início, também nos comprometemos a garantir a igualdade de género na UCI Track Champions League, por isso é com grande prazer que agora podemos revelar que o prémio em dinheiro para todos os competidores que se juntarão a nós para a estreia da série ainda este ano, será igual para ciclistas do sexo masculino e feminino.”
O Diretor de Desportos da UCI, Peter Van den Abeele, disse: “Estamos muito satisfeitos por poder comunicar o formato da UCI Track Champions League. Depois de desvendar o nome e a identidade visual da série em novembro passado, bem como o período em que irá decorrer, este é mais um passo de proximidade à primeira edição da competição, que arranca no próximo mês de novembro. Um formato de corrida dinâmico, um sistema de qualificação para selecionar os melhores atletas, um sistema de pontuação atraente e prémios em dinheiro, iguais para homens e mulheres, em linha com a política da UCI em todos os seus eventos… a nova série tem todos os ingredientes para reforçar um sólido e atraente UCI Track International Calendar a par com os UCI World Championships e UCI Nations Cup.”