PUB

O Portugal Brasil Ride, levou hoje pela primeira vez o seu evento até à localidade de Vouzela, para a 3ª etapa, com a festa montada no Parque da Liberdade, bem perto da sua ponte ferroviária, depois de uma noite em que choveu e que fez baixar as temperaturas cerca de 10 graus em relação aos outros dias, pelo que pela primeira vez, tivemos que usar os coletes da Siroko.

3ª Etapa Do Portugal Brasil RidePartida dada novamente às 9h como tem acontecido e até ver sempre sem atrasos, os primeiros 5km foram percorridos atrás do veículo da organização, com uma velocidade a rondar os 15km/h o que tornou este início muito nervoso, pois gerou um grupo compacto que levou a muitos toques de roda e guiador.

PUB

Como na ementa de hoje, vinham 20km iniciais com cerca de 900m de subida acumulada, estes primeiros 5km despacharam logo 200m. Deixando o restante para ser percorrido em estradão, em duas partes separadas por uma ligeira descida, à imagem da subida de ontem a São Macário.

3ª Etapa Do Portugal Brasil RideAos cerca de 17km surgiu-nos o primeiro de dois abastecimentos, que possibilitou um pequeno repouso, antes de enfrentar os restantes 3km com cerca de 200m de subida acumulada que faltava.

3ª Etapa Do Portugal Brasil RideDepois de uma descida em alcatrão, iniciou-se um Portugal Brasil Ride, bem distinto dos outros dias. Hoje tínhamos reservados um grande número de singletracks, quase até ao final da etapa.

3ª Etapa Do Portugal Brasil RideCom singletracks bem distintos, alguns com lama, outros bem secos, uns com bastante vegetação e outros com muita pedra, aquele que nos marcou o dia, mereceu palavras de aviso por parte da organização ainda antes do arranque.

3ª Etapa Do Portugal Brasil RideTrataram-se de cerca de 4 a 5km onde descemos uma pista de downhill. Se nos restantes singlestraks, tirando possivelmente também o último do dia, a exigência técnica não era fora do normal, este pedia a utilização total do “kit de unhas”, toda a capacidade de concentração, uma máquina de confiança como as nossas Trek Top Fuel e talvez um pouco de loucura.

3ª Etapa Do Portugal Brasil RideOs sustos foram imensos, mas felizmente chegamos ao seu final sem azares, mas com as mãos já bem cansadas e o coração em altas, mas aos cerca de 43km com 1200m de subida acumulada, novo abastecimento, com líquidos e sólidos, para complementar as barras Voltage Energy e os géis Enduro Snack da Nutrend, que têm sido a nossa suplementação, a par com a bebida isotónica Unisport.

3ª Etapa Do Portugal Brasil RideDaqui em diante foi um encadear de singletracks, junto a linhas de água, por percursos pedestres, onde algumas zonas tinham que ser transpostas fora da bicicleta.

3ª Etapa Do Portugal Brasil RideSabíamos que para o final, tínhamos mais uma subida à nossa espera, mas antes fomos brindados com um estradão de terra batida em sobe e desce, que permitiu subir um pouco o ritmo. Foi então vez de subir à Senhora do Castelo, e por fim, descer o último singletrack do dia, com uma ou outra zona a exigir um pouco mais de técnica.

3ª Etapa Do Portugal Brasil RidePara finalizar, uma bela descida de novo até ao centro de Vouzela, com uma volta pelo Parque da Liberdade e a acabar como começou: a subir. Conforme a organização avisou antes do arranque, os quilómetros finais foram alterados.

3ª Etapa Do Portugal Brasil RidePossivelmente, foi isso que acabou por aumentar a distância dos divulgados 58km para 60,5km e a subida acumulada dos 1600m para os 1800m.

3ª Etapa Do Portugal Brasil Ride

Vídeo da etapa de hoje:

Amanhã espera-nos a 4ª Etapa do Portugal Brasil Ride, designada como etapa XCO, com 3 voltas totalizando 13km e 250m de subida acumulada, em São Pedro do Sul.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui