Tiago Ferreira foi hoje o melhor português no Campeonato da Europa de XCM, conseguindo a 12.ª posição na prova disputada em Jablonné v Podjestedi, na Chéquia.
A corrida de 100 quilómetros foi disputada a um ritmo muito forte deste o início, com a velocidade a partir completamente o pelotão desde os quilómetros iniciais. Com José Dias a ressentir-se de uma lesão antiga, foi Tiago Ferreira o português que melhor se adaptou à prova.
O viseense, com títulos mundiais e europeus no palmarés, foi o 12.º classificado, gastando mais 13m22s do que o italiano Fabian Rabensteiner, que cumpriu o percurso em 3h53m30s. O transalpino chegou com 29 segundos de vantagem sobre o polaco Krzyzstof Lukasik e com uma margem de 2m19s para o checo Jaroslav Kulhavy, que também subiram ao pódio.
Entre os representantes nacionais, menção ainda para Filipe Francisco, 27.º, a 20m15s, e Bruno Sancho, 29.º, a 20m51s. José Dias não terminou a corrida, devido às dores provocadas pela lesão antiga.
“A corrida foi lançada desde muito cedo, com grande velocidade e um ritmo muito alto. Tínhamos a expectativa de um resultado melhor, mas demos o máximo, merecendo referência o Filipe e o Bruno, que fizeram a estreia em Campeonatos da Europa”, explica o selecionador nacional, Pedro Vigário.
Fora da elite, destaque para o segundo lugar de Manuel Pinto, em masters 65-69, e para o sexto posto de Carlos Soares, em masters 50-54.