Thomas Owen Lightfoot (Maglia Tecnosylva / Bembibre) venceu a segunda etapa da 30.ª Volta a Portugal do Futuro / 3.º Grande Prémio CMTV fazendo a fuga vingar na chegada a Castelo Branco.
François Vie (Credibom/LA Alumínios/Marcos Car) e Pedro Pinto (Fonte Nova/Felgueiras) foram segundo e terceiro com dois segundos de atraso. O espanhol Sergi Darder (High Level Gsport Grupo Tormo) encabeçou o pelotão, 51 segundos depois do vencedor, e manteve a Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde.
O segundo dia de competição começou em Figueiró dos Vinhos. A jornada de 140,7 quilómetros tinha metas volantes em Castanheira de Pêra, Sertã e Oleiros. A etapa começou com uma primeira hora rápida, a média de 44,5 km/h revela a intensidade da corrida que proporcionou grande luta nas metas volantes para conquistar as bonificações, onde até o líder da classificação geral sprintou para conquistar um segundo.
Estava a tirada a meio quando finalmente se formou a fuga com François Vie (Credibom/LA Alumínios/Marcos Car), Pedro Pinto (Fonte Nova/Felgueiras), Jorge Garcia (Supermercados Froiz), Javier Ceballos (Bicicletas Rodriguez Extremadura) e Owen Lightfoot (Maglia Tecnosylva/Bembibre). O quinteto chegou a ter mais de sete minutos de vantagem perto do quilómetro 100, quando Javier Ceballos descaiu do grupo da frente.
O pelotão terá calculado mal a diferença que deixou para os fugitivos e apesar de ter retirado tempo na parte final, o quarteto fuga acabou por manter e entrar no último quilómetro com mais de um minuto de vantagem, o que permitiu a discussão entre os quatro. O britânico Owen Lightfoot acabou por ser o mais forte.
Após a segunda etapa, Sergi Darder manteve a Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde. O espanhol tem dois segundos de vantagem sobre o companheiro de equipa, Francesc Bennassar, e nove segundos sobre Alexander Ball (Maglia Tecnosylva-Bembibre). Darder mantém também as lideranças da Camisola Verde PSG-Segurança Privada (Pontos) e Camisola Branca Jogos Santa Casa (Juventude). A Camisola Azul Exclusivagora (Montanha) passou a ter um novo portador, Pedro Pinto (Fonte Nova/Felgueiras). No topo da classificação por equipas encontra-se a formação espanhola Maglia Tecnosylva/Bembibre.
O fim de semana começa para o jovem pelotão da 30.ª Volta a Portugal do Futuro / 3.º Grande Prémio CMTV em Sernancelhe, a Terra da Castanha.
Será a etapa mais curta com apenas 127,5 quilómetros, mas também a mais dura devido à subida final na Serra de São Macário, em São Pedro do Sul.