João Silva (Kelly/Simoldes/UDO), apesar de ser apenas quinto classificado no alto de São Macário, em São Pedro do Sul é o novo líder da 30.ª Volta a Portugal do Futuro / 3.º Grande Prémio CMTV. O português passou a envergar a Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde.
O chileno Vicente Rojas Naranjo (Supermercados Froiz) venceu a terceira etapa e está agora na segunda posição, a nove segundos do novo líder.
O Dia Mundial da Bicicleta começou com pelotão Sub-23 em Sernancelhe. Depois da partida seguiu em direção a São Pedro do Sul, para uma jornada de 127,5 quilómetros marcada pela chuva desde os 40 quilómetros.
Antes do Prémio de Montanha de 3.ª categoria, em Vilar do Monte, o pelotão ficou dividido em dois. A cerca de 30 quilómetros da meta apareceram 17 corredores mais destacados na frente. Do grupo, Cláudio Leal (Porminho) decidiu atacar e depressa alcançou uma boa margem para os perseguidores. Foi apenas na subida a São Macário que o pelotão se reagrupou e alcançou o ciclista da Porminho que estava isolado.
A cinco quilómetros da meta atacaram Alexandre Montez (Credibom/LA Alumínios/Marcos Car), Vicente Naranjo (Supermercados Froiz), Duarte Domingues (Glassdrive/Q8/Anicolor) e Adrian Benito (Bicicletas Rodriguez Extremadura). O quarteto conseguiu uma vantagem confortável para discutir a vitória entre si. O chileno da formação espanhola Froiz acabou por ser o mais forte, destacando-se nos últimos 400 metros. Duarte Domingues foi segundo com mais quatro segundos e Alexandre Montez fechou na terceira posição a 21 segundos.
A faltar apenas uma etapa para o final da prova, João Silva trepou para a primeira posição da classificação geral individual. A Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde do ciclista da Kelly/Simoldes/UDO é perseguida por dois corredores da Supermercados Froiz, Vicente Rojas e Daniel Jimenez, segundo e terceiro, respetivamente, a nove e dez segundos.
Sergi Darder (High Level/Gsport/Grupo Tormo) perdeu a liderança mas manteve a Camisola Verde PSG-Segurança Privada (Pontos). Duarte Domingues é o novo Camisola Branca Jogos Santa Casa (Juventude), enquanto que a Camisola Azul Exclusivagora (Montanha), continua na posse de Pedro Pinto (Fonte Nova/Felgueiras).
No último dia de competição da 30.ª Volta a Portugal do Futuro / 3.º Grande Prémio CMTV será feita a ligação entre Murtosa e Águeda.
A etapa de 136,9 quilómetros terá um circuito em Águeda com três passagens pela meta antes da chegada. Este será também local de três sprints intermédios que podem ter papel importante nas contas da classificação geral devido às bonificações que estão em discussão.
A classificação da montanha será decidida após as três passagens por Belazaima do chão, onde está instalado um prémio de quarta categoria.