PUB

Este gigante norte americano fabricante de bicicletas tem o seu nome associado às maiores vitórias na competição desportiva, desde grandes voltas, clássicas, campeonatos do mundo, não há nenhuma grande prova onde uma grande estrela não tenha brilhado aos comandos de uma destas máquinas.

Specialized Tarmac Sl7 Expert Di2 Em TesteA Specialized tem a sua marca na competição e é precisamente destes grandes palcos que surgem as linhas gerais que orientam o desenvolvimento dos seus produtos.

PUB

Estamos perante a nova Specialized Tarmac SL7 Expert Di2 e é sobre ela que vamos falar e dar a nossa opinião nas próximas linhas.

Specialized Tarmac Sl7 Expert Di2 Em TesteA desenvolver esta bicicleta, a Specialized teve um objetivo em mente: Uma bicicleta que fosse a mais rápida para os melhores velocistas do mundo e que subisse melhor, para ser uma opção viável aos melhores trepadores do mundo. Uma bicicleta sem compromissos. Para consegui-lo era necessário manter ou melhorar a eficiência aerodinâmica, uma vez que esta componente é uma das mais importantes para a marca.

Specialized Tarmac Sl7 Expert Di2 Em TesteAssim, de modo a não comprometer o peso da bicicleta, a Specialized recorreu à “FreeFoil Shape Library” que é, nada mais nada menos, que uma biblioteca de formas otimizadas, desenvolvidas com o auxílio do túnel de vento próprio, para o modelo Venge. O objetivo era encontrar formas de tubos que tornassem o quadro mais rápido e a mesmo tempo leve.

Specialized Tarmac Sl7 Expert Di2 Em TestePodemos afirmar com segurança que o item mais importante a seguir a aerodinâmica foi o peso. Para que o peso não fosse problema, a Specialized criou um design com peso abaixo do exigido pela UCI para competir (6,8 kg), não sacrificando a aerodinâmica.

Resultado?

Specialized Tarmac Sl7 Expert Di2 Em TesteEsta bicicleta é cerca de 45 segundos mais rápida num percurso de 40 km, do que o anterior modelo, a Tarmac SL6.

Em contacto com a bicicleta deparamo-nos com uma aparência agressiva, limpa, aerodinâmica, leve, mas também rígida.

Specialized Tarmac Sl7 Expert Di2 Em TesteO esquema de cores do modelo testado mistura três tons, o azul turquesa, o vermelho dourado e o preto, as tonalidades parecem alterar-se mediante a exposição a diferentes níveis de luminosidade criando um efeito muito particular e bonito.

Specialized Tarmac Sl7 Expert Di2 Em TesteA peça principal de qualquer bicicleta, o seu núcleo, é o quadro. A Specialized Tarmac Expert dispõe de um quadro Tarmac SL7 FACT 10r Carbon, com a tecnologia Rider First Engineered™, isto significa que para cada dimensão de quadro, as fibras de carbono são colocadas especificamente nos locais onde serão exercidos os maiores esforços, tornando a sensação de condução exatamente igual tanto para o ciclista que usa o quadro do tamanho menor como para o que usa o de maiores dimensões, para além disso foi melhorada a organização dos cabos em todas as configurações, criando um cockpit simples e muito manobrável.

Specialized Tarmac Sl7 Expert Di2 Em TesteO cockpit é composto pelo guiador Specialized Expert Shallow, em alumínio, enrolado com a confortável fita Supacaz Super Sticky Kush. O avanço é o Tarmac integrated stem, com 6º de inclinação e o selim é o Specialzed Body Geometry Power Expert, com carris em titânio. O espigão em carbono é o modelo S-Works Tarmac Carbon, FACT Carbon, Di2 Compatible, 20mm offset.

Specialized Tarmac Sl7 Expert Di2 Em TesteTransmissão e travões Shimano Ultegra Di2 Disc R8070. Prato pedaleiro de 52 x 36 dentes e cassete de 11 velocidades de configuração de dentes 11-30. A transmissão é eletrónica e os travões são hidráulicos, de disco.

Specialized Tarmac Sl7 Expert Di2 Em TesteO conjunto inclui as rodas DT Swiss R470, tubeless ready e os pneus S-Works Turbo Gripton 700 x 26C.

Specialized Tarmac Sl7 Expert Di2 Em TesteLogo desde as primeiras rotações de pedal, sentimos que esta bicicleta é especial. A posição de condução é agressiva, ou não fosse esta uma das máquinas com mais “pedigree” de competição do mundo! Controlo muito fácil e intuitivo, desliza na estrada com muita fluidez e é muito fácil manter uma velocidade estável de 30 km/h, com o mínimo de esforço.

Specialized Tarmac Sl7 Expert Di2 Em TesteQuando nos aplicamos no pedal, rapidamente damos conta da rapidez na aceleração, a facilidade em manter velocidade nas subidas que nos vão aparecendo ao longo do percurso e a fabulosa estabilidade nas descidas. Nesta questão, nota-se claramente que o comportamento dinâmico da bicicleta é de tal maneira exemplar que praticamente só necessitamos de alinhar a bicicleta na trajetória da curva e deixá-la ir, simplesmente sentido a velocidade a aumentar cada vez mais.

Specialized Tarmac Sl7 Expert Di2 Em TesteA travagem é muito segura e modular, bastando somente pequenos toques nas manetes para ajustar a velocidade nas curvas. Quando necessitamos de aplicar travões a fundo, não há bloqueios e conseguimos parar em poucos metros.

Specialized Tarmac Sl7 Expert Di2 Em TesteA transmissão eletrónica Shimano Ultegra Di2 é muito precisa e suave, sendo a escolha de andamentos, neste modelo a ideal para desfrute total desta verdadeira máquina de corrida.

Specialized Tarmac Sl7 Expert Di2 Em TesteOs pneus de 26mm de largura, têm um rolamento extremamente suave e confortável, apresentando excelente aderência, tanto em piso seco como molhado.

A Specialized cumpriu o objetivo com a Tarmac SL7 Expert Di2, esta é sem dúvida uma bicicleta sem compromissos.

Specialized Tarmac Sl7 Expert Di2 Em TesteMais info em www.specialized.com.