Rui Oliveira e Maria Martins campeões de omnium

72

Rui Oliveira conseguiu a primeira vitória com as cores da UAE Team Emirates, impondo-se no Campeonato Nacional de Omnium, realizado no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia.

Maria Martins (Sopela Women’s Team) é a campeã nacional de omnium na categoria de elite feminina.

Rui Oliveira começou o concurso olímpico de quatro disciplinas da melhor forma, impondo-se em scratch. João Matias (Vito-Feirense-PNB) fez questão de mostrar ao gaiense que a disputa do título não seria um passeio, ganhando a corrida tempo e deixando as contas da geral empatadas a meio da competição masculina de omnium.

Seguiu-se a disciplina de eliminação, na qual Rui Oliveira é vice-campeão europeu. Apesar disso, João Matias foi o melhor, entrando na decisiva corrida por pontos com uma vantagem de dois pontos sobre o corredor da UAE Team Emirates. Rui Oliveira, no entanto, foi o mais forte na última prova do concurso olímpico, sagrando-se campeão nacional de elite.

Rui Oliveira fechou a prova com 203 pontos, mais 18 do que João Matias. O terceiro lugar ficou a cargo do corredor que manteve essa posição desde a primeira prova pontuável, César Martingil (Sporting-Tavira), que fechou com 160 pontos.

A competição de omnium de elite feminina foi mais desequilibrada. Maria Martins mostrou-se muito superior à concorrência, triunfando em scratch, corrida tempo e eliminação, chegando à corrida por pontos em condições excelentes para selar o triunfo.

A ribatejana viria a fazê-lo de forma autoritária, fechando o omnium com o título no currículo, graças aos 175 pontos somados. Seguiram-se Soraia Silva (Velo Performance), com 135, e Raquel Rodrigues (ACD Milharado/EC Manuel Martins), com 217 pontos negativos.

O Campeonato Nacional de Omnium integrou o programa do Troféu Bento Pessoa, primeira corrida da Taça de Portugal de Pista 2019. No dia 19 de janeiro vai disputar-se o Troféu Alves Barbosa, segunda corrida da Taça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome