Nesta altura devem estar a perguntar qual é a vantagem de ter uma bike 650b ou mesmo converter a minhas rodas para 650b?
Mas o que é 650b? Nada mais do que uma nova medida de pneu que fica entre a tradicional roda 26″ e a 29er mais propriamente a 27.5″. Ainda estamos com a febre das 29er e já se prevê uma nova moda da 650b, mas acredito que esta nova medida vá prevalecer em relação as outras. É um meio termo, têm a resposta idêntica de uma 26 devido ao tamanho da escora que é igual por isso alguns quadros de bikes de 26″ podem ser adaptados, a segurança e estabilidade de uma 29er.
Muitos podem dizer que são fieis as rodas 26″, mas sabiam que estas rodas já existiam antes de aparecerem as bicicletas de montanha? Lendo isto acham que a roda 26″ devia continuar a ser o padrão do BTT? Muitos fabricantes foram pelo caminho das 26″ muito pelos custos, em todo lado os fabricantes para reduzir custos adoptam padrões mas como tudo se houver mercado esses mesmos mudam de caminho para outras soluções. Mesmo em relação as suspensões o que se vê são suspensões adaptadas, uma suspensão de 100mm para 26″ serve para 29er basta curtar o curso e fica 80mm, mas até isso vai mudar com as 650b (Fox lançou as Float e a Talas com 160mm para 650b)
Mas quais são as reais vantagens das 650b? Muito simples, porque ao optarem por este padrão ficam com as vantagens das 29er (menor resistência ao rolar, melhor tracção e uma condução mais suave) mas sem as inconvenientes desvantagens, como o maior centro de gravidade, limitações de geometria, o tamanho da escora e as limitadas suspensões.
Mas melhor do que você para por isto tudo a pratica, por isso antes de comprar experimente. Acredito que daqui para a frente não vai haver bicicletas iguais, diferente tipos de rodas, suspensões, amortecedores, etc… tudo personalizado e até a cor, podem vir de fabrica mas qualquer ciclista adapta consoante o seu gosto.
PUB