O Passeio de Bicicleta “Guimarães à noite” realiza-se no dia 22 de setembro no âmbito do programa da Semana Europeia da Mobilidade promovido pela Câmara Municipal de Guimarães, Laboratório da Paisagem e pela Unidade de Missão “Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia”. A participação no Passeio de Bicicleta “Guimarães à noite” é gratuita (oferta do seguro desportivo) e as inscrições podem ser efetuadas online (www.acm.pt).
Com partida e chegada no Largo Cónego José Maria Gomes, junto à Câmara Municipal de Guimarães, o passeio promovido pela Associação de Ciclismo do Minho terá um percurso de dificuldade baixa, procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física. Em simultâneo, será organizada no Largo Cónego José Maria Gomes, em parceria com a AFAcycles, uma exposição e demonstração de bicicletas elétricas.
A partida está marcada para as 21h00 e o trajeto inclui passagens pelas principais artérias do Centro Histórico de Guimarães. As inscrições são gratuitas (oferta do seguro desportivo) e devem ser formalizadas no website da Associação de Ciclismo do Minho.
A Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa promovida pela União Europeia que tem como principal objetivo consciencializar os cidadãos europeus para a importância e implicações que a melhoria das condições de mobilidade urbana podem ter na evolução da qualidade de vida nas cidades, no ambiente e saúde pública.
Sob o slogan “A partilhar chegamos mais longe”, a campanha deste ano foca-se essencialmente no tema “Mobilidade verde, partilhada e inteligente”, pretendendo promover soluções de mobilidade partilhada e realçar os benefícios dos meios de transportes mais ecológicos.
A mobilidade partilhada dá prioridade à importância da chegada a um destino, frequentemente com um custo individual e social menor comparativamente à utilização de um veículo particular. Como consequência, o poder de compra dos agregados familiares aumenta na medida em que não têm de comprar e manter um carro. As novas tecnologias através das suas aplicações e plataformas online contribuem para tornar a mobilidade mais eficiente e, desta forma, economizar dinheiro e ajudar o ambiente.
Diversos estudos demostram que optar por uma mobilidade partilhada pode ter um impacte positivo nas cidades e vilas. Por exemplo, cada carro partilhado equivale a 15 carros particulares que não circulam na estrada. Por outro lado, esta partilha permite-nos com maior facilidade conjugar diferentes modos de transporte: carro, bicicleta, transportes públicos.
A Semana Europeia da Mobilidade é uma campanha anual sobre mobilidade urbana sustentável, organizada com o apoio da Direção Geral da Mobilidade e dos Transportes da Comissão Europeia, coordenada em Portugal pela Agência Portuguesa do Ambiente, e que será organizada em Guimarães pelo Laboratório da Paisagem, Município de Guimarães e a Unidade Operacional de Transporte Local da Estrutura de Missão da Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020.
O objetivo é alertar para os benefícios de um correto planeamento e da utilização racional dos transportes para a economia local, sabendo-se que a transição para modos de mobilidade alternativos conduz à diminuição dos impactos negativos do uso individual do automóvel, o que, por sua vez, permite a redução dos custos que lhe estão associados.