Nino Schurter vence 3ª prova da Taça do Mundo de XCO

532
Terceira ronda da taça do mundo de XCO decorreu em Nove Mesto na República Checa e como tem sido hábito, não faltou emoção…

A terceira ronda da taça do mundo de XCO decorreu este fim de semana na República Checa mais precisamente em Nove Mesto, num circuito bastante rápido desenhado bem no meio da floresta, que assistiu como tem sido comum este ano a uma corrida cheia de emoção do início ao fim.

A primeira volta teve como sempre muita gente a andar na frente isto depois de uma queda grande no arranque, que felizmente não atrapalhou a corrida dos principais candidatos nem lesionou ninguém com gravidade. No fim da primeira volta quem liderava era o homem da casa, o checo Jaroslav Kulhavy da Specialized, ele que no ano passado foi precisamente o vencedor desta etapa da taça do mundo. Kulhavy era seguido por Nino Schurter da Scott-Swisspower, ciclista que liderava a competição á geral e que faz anos precisamente hoje, em terceiro seguia outro dos homens da Specialized o sul-africano Burry Stander , em quarto Marco Fontana da Cannondale e no quinto lugar outro atleta da Scott-Swisspower, o suíço Florian Voguel. No decorrer da segunda volta foi Fontana quem deu show, liderando a corrida principalmente com uma forma de descer exímia, no fecho da segunda volta mantinha-se um grupo de cinco na frente, mas em vez de Voguel era agora o suíço Ralph Naef da Multivan Merida que seguia com os anteriores quatro. No fim da terceira volta quem liderava era Stander seguido de Schurter e de Fontana. O grupo no decorrer das voltas seguintes ia alternando a liderança e o espaço entre si, até que na quinta volta o quinteto se desfez. Na frente um trio com os dois homens da Specialized e Schurter seguia com um ritmo altíssimo, com diversos ataques a decorrer entre si, Fontana e Naef já seguiam uns segundos mais atrás. Na última volta um ataque de Schurter surtiu o efeito desejado, o suíço ficou na frente dos dois homens da Specialized, tendo ganho alguma distância também na zona de descida, onde o suíço é como se sabe dos melhores. Desta forma Nino Schurter pôde levantar os braços e festejar a vitória no dia do seu vigésimo sexto aniversário. Em segundo lugar terminou Jaroslav Kulhavy, o checo foi sempre como é natural muito apoiado pelo fantástico público local, e conseguiu aqui a melhor classificação da época na taça do mundo. A terceira posição ficou com Burry Stander, o sul-africano já tinha sido segundo na primeira ronda da taça, em quarto Marco Fontana, mais um resultado no pódio para o atual campeão italiano, a fechar o pódio excelente prestação de Ralph Naef, que fez uma corrida de muito sofrimento mas que valeu um bom resultado.

Destaque também para o abandono de Julien Absalon, o ciclista francês da Orbea esteve um pouco doente durante a semana e hoje acabou por se ressentir disso, no final da primeira volta o vencedor da segunda etapa da taça era apenas o vigésimo oitavo classificado, sendo que mais ao menos a meio da prova acabou por desistir para se poupar e tentar estar em melhor forma na próxima prova.

Quantos aos portugueses, alinharam David Rosa e Tiago Ferreira, sendo que David Rosa terminou no octagésimo terceiro lugar, e Tiago Ferreira no octagésimo nono.

Ontem na corrida de juniores também alinhou Gonçalo Amado, que não concluiu a prova.

A próxima etapa é já para o próximo fim de sema em La Bresse, França, com a corrida de Elites a ser realizada no dia vinte, domingo. A não perder!

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome