PUB

Etapa rainha da La Leyenda de Tartessos de BH ‘Huelva eleve seus sentidos’ e a história repete-se. Paisagens únicas, mas o mesmo resultado das três etapas anteriores: uma nova demonstração de força física de Jofre Cullel e Janina Wust.

José Dias mantém o terceiro lugar após a etapa rainha da La Leyenda de TartessosA terceira etapa foi mais longa e difícil que as anteriores, 92 quilómetros e 2.500 metros de desníveis com terreno de ‘quebrar perna’. No entanto, e também à semelhança dos dias anteriores, voltou a ser rodado a alta velocidade.

PUB

Na categoria elite masculina, os ciclistas ultrapassaram a média de 26 quilómetros por hora. Um ritmo adequado apenas para riders muito aptos e com muita fome de vitória.

José Dias mantém o terceiro lugar após a etapa rainha da La Leyenda de TartessosAssim, desde o primeiro terço da etapa formou-se um grupo de dez pilotos que, com um ritmo infernal, deixaram os demais para trás. Este grupo chegou a meio da etapa com o piloto da Klimatiza, Carmelo Urbano, na primeira posição seguido de David Valero, José Dias, Leonardo Páez, Tiago Ferreira, Andreas Miltiadis, Jofre Cullell, Daniele Mensi, Michael Holland e Catriel Soto.

José Dias mantém o terceiro lugar após a etapa rainha da La Leyenda de TartessosA passagem dos quilómetros serviu para fazer uma peneira dos mais resistentes e, com um ritmo frenético, foram alcançadas as rampas dos últimos 15 quilómetros em que o grupo se desfez por completo. Jofre Cullell, José Dias e Leo Páez mantiveram-se na liderança, com Miltiadis a poucos metros de distância.

O catalão da BH, o português de Buff e o colombiano de Soudal disputaram a vitória da etapa em um sprint muito longo. A ‘volata’ voltou a cair do lado do pupilo de Carlos Coloma, naquela que é a terceira vitória da sua equipa na Leyenda de Tartessos por BH ‘Huelva eleva tus sentidos’.

José Dias mantém o terceiro lugar após a etapa rainha da La Leyenda de TartessosOnde a classificação foi praticamente condenada é na categoria feminina. A piloto da Buff Megamo, Janina Wust, deu mais uma amostra da forma espetacular com que começou a temporada. As suíças foram destacadas desde os primeiros quilómetros e, embora no início Tessa Kortekaas e Terese Anderson tenham mantido seu tipo, aos poucos a corredora da equipe de Pau Zamora aumentou sua vantagem.

Assim, depois de passar pelo ponto de controle localizado no quilómetro 55 da corrida, a diferença com o grupo de perseguidores, formado pela holandesa residente nas Ilhas Canárias e a sueca, a quem se juntou a italiana Debora Piana, já estava por volta dos dois minutos.

A cidade de Valverde de Camino viu mais uma vez Wust chegar sozinho, com quatro minutos de vantagem sobre Kortekaas e sete sobre Andersson, deixando a classificação com pouquíssimas opções para os rivais.

José Dias mantém o terceiro lugar após a etapa rainha da La Leyenda de TartessosPara o último dia, espera-o um contra-relógio de 25 quilómetros com uma queda de cerca de 400 metros, muito rápido e cheio de trilhos, abraçado pelos pinhais de Cartaya, mas com o magnífico espelho que representa o estuário do rio Piedras.

Um dia que definirá definitivamente a classificação final no masculino, mas que manterá intactas as opções de luta pela vitória da etapa, no feminino.

José Dias mantém o terceiro lugar após a etapa rainha da La Leyenda de TartessosNem tudo está dito, em A Lenda dos Tartessos de BH ‘Huelva eleva os seus sentidos’.

Mais info em laleyendadetartessos.com.

PUB