PUB

A CM Outdoor Events, anuncia as cinco etapas da Internazionali d’Italia Series, o calendário apresenta um recorde histórico de três eventos hors-catégorie (em Nals, Capoliveri/Elba Island e em La Thuile) e dois novos locais: Trento-Monte Bondone e San Zeno di Montagna, onde a temporada começará em 6 de março.

INTERNAZIONALI D'ITALIA SERIES REVELA O CALENDÁRIO 2022
Credits: Alice Russolo

O organizador da série CM Outdoor Events, em colaboração com a Federação Italiana de Ciclismo, revelou o calendário de uma temporada recorde, que apresenta três eventos hors-categorie (a categoria mais alta disponível fora dos eventos da Taça do Mundo) pela primeira vez na sua história.

PUB

A Itália foi sem dúvida a casa do ciclismo de montanha em 2021, tendo sediado o Campeonato Mundial de cross-country e downhill em Val di Sole, bem como a maratona de BTT na Ilha de Elba. Estas foram adições à riqueza de campeões que participaram nos cinco eventos da Internazionali d’Italia Series. Os locais estão prontos para mais uma temporada estelar em que a Internazionali d’Italia Series se pretende estabelecer ainda mais no topo da série de corridas de cross-country europeias.

INTERNAZIONALI D'ITALIA SERIES 2022
Credits: Mario Pierguidi

A Capoliveri Legend XCO (Capoliveri, Isola d’Elba, Toscana) e a La Thuile MTB Race (La Thuile, Vale de Aosta) juntam-se à já consagrada Marlene Südtirol Sunshine Race (Nals, Südtirol) como eventos hors catégorie. A completar os calendários, estão dois novos eventos da categoria C1: San Zeno di Montagna, onde a temporada começará a 6 de março, e Trento-Monte Bondone, que levará o BTT de classe mundial a uma montanha que já é famosa entre os fãs do ciclismo de estrada.

INTERNAZIONALI D'ITALIA SERIES 2022
Credits: Alice Russolo

Além disso, duas etapas da UCI Junior Series também ocorrerão nos eventos da Internazionali d’Italia Series em Nals e La Thuile.

Internazionali d’Italia Series – Calendário da Temporada 2022

  • 6 de março de 2022: San Zeno di Montagna (Verona, Veneto) – Cat. C1
  • 1-3 de abril de 2022: Nals (Bozen/Bolzano, Südtirol) – Cat. Série Júnior HC e UCI
  • 16 a 18 de abril de 2022: Capoliveri-Isola d’Elba (Livorno, Toscana) – Cat. HC
  • 28 de maio de 2022: Trento-Monte Bondone (Trentino) – Cat. C1
  • 25 a 26 de junho de 2022: La Thuile (Aosta, Valle d’Aosta) – Cat. Série Júnior HC e UCI

A região de Veneto dará início mais uma vez, à Internazionali d’Italia Series no sopé do Monte Baldo, a poucos quilómetros do Lago de Garda. Organizado pela CM Outdoor Events, San Zeno di Montagna oferece o cenário ideal para um desafio de início de temporada no domingo, 6 de março.

Uma partida dupla de alto risco segue no início de abril. A Marlene Südtirol Sunshine Race em Nals (1 a 3 de abril) é o evento mais histórico do BTT italiano, e os organizadores prepararam o palco para outro confronto de alto nível no ASD Sunshine Racers Nals, que também apresenta um evento UCI Junior Series.

Na Ilha de Elba, os esforços do ASD Capoliveri Bike Park foram recompensados ​​com uma classificação HC, após apenas um ano do altamente bem-sucedido Capoliveri Legend XCO. Nos dias 16 e 18 de abril, os entusiastas de Elba esperam por mais uma grande batalha como a de Nino Schurter e Henrique Avancini em 2021.

A Internazionali d’Italia Series regressa a Trentino em 28 de maio, para a novíssima corrida Trento – Monte Bondone, organizada pela Trento Eventi Sport e CM Outdoor Events, em colaboração com o Trento Monte Bondone Tourist Board. O planalto de Viote, que fica à sombra do Monte Bondone, sediará o primeiro evento internacional de BTT numa montanha conhecida pelos ciclistas de estrada, que se aglomeram para ver o pelotão do Giro d’Italia enfrentar a sua subida.

Como é tradição nos últimos anos, a Internazionali d’Italia Series terminará no Vale de Aosta, desta vez, no entanto, a série terminará com um evento HC. Os melhores juniores do mundo também estarão lá para lutar na corrida La Thuile MTB (25 a 26 de junho), que faz parte da UCI World Series.

“Esta temporada começa com boas notícias: três eventos HC colocam-nos no topo da série europeia de XC e permitem-nos atrair os melhores atletas a nível internacional”, explicou Michele Mondini da CM Outdoor Events. “O evento em San Zeno traz-nos de volta a uma região próxima aos nossos corações – a área de Verona, enquanto Trento e Monte Bondone trazem a série de volta ao Trentino, com um evento emocionante depois de muitos anos.”

INTERNAZIONALI D'ITALIA SERIES REVELA O CALENDÁRIO 2022
Credits: Mario Pierguidi

As classificações gerais da Internazionali d’Italia Series 2021 foram vencidas pelo romeno, Vlad Dascalu, e pela italiana, Chiara Teocchi, nas categorias de elite. Simone Avondetto e Giada Specia lideraram a classificação Sub 23, enquanto Matteo Siffredi e Sara Cortinovis foram coroados na categoria Junior.

PUB