A vila de Montalegre recebeu no fim-de-semana passado a 3ª edição do Ibérico Bike Race | Barroso.
Uma prova composta pelo prólogo e 2 etapas garantindo a todos os participantes um cartão de visita deslumbrante com memórias, experiências e vistas únicas ao longo destes 3 dias.
Bem no seio do parque nacional da Peneda-Gerês, iríamos encontrar a beleza e o encanto de trilhos e serras que a mãe natureza vai conservando ao longo destes anos, sem esquecer a passagem pelas belas aldeias típicas, e nós, BTT Lobo, não podíamos ficar de fora deste grande desafio.
A nossa participação foi na categoria de e-Bike e tivemos o apoio da KTM Portugal que nos disponibilizou uma KTM Macina Prowler Elite 2024 para testar e dar opinião sobre esta máquina.
O prólogo foi realizado no Parque do Cávado num circuito 6km, composto por piso em calçada com algumas viragens técnicas e foi aí que começamos a ter o primeiro contacto com a KTM Macina Prowler Elite que nos fez perceber o tipo de controlo que esta máquina pode oferecer.
Depois entrávamos em caminhos de terra onde iríamos encontrar uma subida com um bom desnível e, de seguida, uma descida rápida pouco técnica que pode fazer diferença nos tempos obtidos.
A 1ª Etapa, com partida e chegada na praça do município Montalegre, colocava-nos no centro da Vila onde encontrámos um ambiente bastante mais composto e para nós começava o verdadeiro desafio.
Uma etapa com 73km e um acumulado de 1900m guiado por gps, para uma e-Bike foi um excelente teste à bateria da KTM Macina Prowler. Dada a partida, iniciamos esta aventura com a parte inicial rolante seguido de uma subida que selecionava um grupo de 20 corredores rápidos e com ambição de ganhar.
Por volta do km 11, antes da aldeia de Mourilhe, deparamo-nos com um trilho técnico com muita lama e pedras bastante escorregadias e, aí, a KTM Macina Prowler Elite dava garantias de ser uma autêntica máquina para descer, proporcionando um conforto e confiança brutal, o que nos permitiu estar no grupo da frente podendo acompanhar o grupo principal.
Surgia então a primeira dificuldade do dia, uma subida com cerca 14km, na qual um grupo de 7 atletas se destacou onde se incluiu a nossa KTM, chegando ao cimo a 1350m de altitude. A serra estava envolvida numa neblina, contudo foi possível ter uma perceção da beleza indescritível que o Gerês nos pode oferecer.
Descendo até Pitões das Júnias ao km 36, surgia o primeiro abastecimento bem composto, a realçar as belas bolas de Berlim. GoPro carregada, partimos para a parte da etapa mais técnica a onde a KTM Macina Prowler Elite 2024 foi rainha, deixando qualquer um de boca aberta com a segurança, rapidez e conforto que nos transmitiu naqueles trilhos deslumbrantes.
Antes da ZA2 ao km 51 em Vilaça fomos muito bem acolhidos na aldeia de Outeiro com a bela vista sob a albufeira de Paradela. Neste momento a KTM com cerca 20 % da autonomia enfrentou mais um desafio. Com calma, aproveitámos para testar a relação de mudanças 10-51t da Shimano.
Com o grau de exigência da subida, conseguimos chegar à frente da corrida e já lá em cima batemos com os olhos sobre uma vista espetacular sobre a barragem do Rabagão. Daí para a frente foi descer e rezar que ainda houvesse energia (bateria) para a dura subida para o castelo.
Terminada a etapa podemos concluir sobre a KTM Macina Prowler Elite 2024, que a sua bateria Bosch PowerTube 750Wh SMARTSYSTEM dá-nos a garantia que, desde que bem gerida, facilmente permite 75/80kms de autonomia e, ainda, que, graças as suas suspensões juntamente com a sua geometria de quadro é um autêntico “sofá”.
Domingo, 2ª etapa um duplo desafio tanto pela etapa com 74km e 1800m acumulado bem como pelo tempo de chuva e frio que já se encontrava mesmo antes da partida. Ainda assim, juntaram-se mais participantes que se podiam inscrever para a prova de um dia.
Os primeiros kms foram rolantes até a aldeia de Morgade depois encontramos a subida ao Baloiço de São Domingues. Bastante dura, mas com pouca técnica. Passamos para a frente e fomos testar verdadeiramente a KTM.
Chegando ao topo tivemos uma descida sem técnica até à Z1 ao km 26 na Aldeia de Cortiço. Lendo o gráfico vinha a parte pior para nós… 13kms de percurso muito rolante em que a e-Bike só atinge os 25km/h de forma assistida, e digo-vos: rolar com 25.6 kg de bicicleta não é nada fácil.
Entretanto, entravamos em Vilar de Perdizes onde estava a Z2 com tudo para te reabasteceres para a derradeira dificuldade da etapa a subida ao Larouquinho. Subida esta com um grau de dificuldade bem acima da média, com grandes pendentes em pedra solta e molhada, o que nos fez perder alguma tração e meter o pé no chão.
Aí acionámos o Walk Assistence, sistema que te ajuda a empurrar a bike sem grande esforço. A partir dai e, sempre na frente da etapa, foi sempre a descer até Padornelos, com alguma autonomia foi abusar andando sempre em modo Boost até à subida final do castelo local que nos garantiu a vitória e ainda ficar com carga para mais umas brincadeiras.
Vídeo da 3ª edição do do Ibérico Bike Race | Barroso:
Sim, porque esta e-Bike também dá para nos divertirmos.
Relativamente ao feedback da KTM MACINA PROWLER ELITE 2024 é uma e-Bike de enduro, mas bastante ajustável a outro tipo de desafios, equipada com motor Bosch com um torque 85Nm, a sua bateria Bosch PowerTUBE 750WH é bastante competente, proporciona aventuras entre 60/80kms (dependendo da maneira como a utilizamos nos 4 modos de assistência que ela nos dá), graças a geometria do quadro em carbono/alumínio casando roda dianteira 29 e traseira 27.5 garante uma posição de conforto/agilidade.
As suas suspensões RockShox Domain RC de 180mm de curso e Amortecedor Fox Float X 250×75 e ainda espigão telescópico KTM tornam as descidas técnicas fáceis e rápidas, sem grandes impactos para o corpo.
Prepara-te para andar com mochila às costas pois vai ser difícil de colocar bidon no quadro desta E-Bike. O peso logo à partida não podemos pedir muito pois falamos de uma bike assistida e com os seus periféricos em alumínio ainda ajudam menos, a Macina Prowler Elite tem 25.8 kg de fábrica, portanto não te descuides.
Em relação a nossa opinião deste Ibérico Bike Race é uma prova que tem tudo para crescer. Montalegre tem condições mais que suficientes para continuar a abraçar este evento. Fomos muito bem recebidos pela organização, que nos tratou como família e não deixou faltar nada.
Quanto aos percursos, são do melhor! Com subidas duras, mas a vista que nos proporciona vale a pena, trilhos com uma beleza única e aldeias imbuídas do carácter típico da zona.
O preço é excelente, sendo uma prova de 3 dias com dormida incluída e um reforço final de sandes de presunto caseiro bem como o vinho Alvarinho.
Já reservámos a nossa presença no Ibérico Bike Race 2024, todas as informações podem ser encontradas em iberico-bike-race8.webnode.pt.