Grande Rota do Buçaco com percurso de BTT

7620

Grande Rota do Buçaco (1)Com mais de trinta quilómetros de extensão, a Grande Rota do Buçaco terá início na Mata do Buçaco e vai estender-se pelo território dos três municípios associados, disponibilizando ao longo do percurso diversos pórticos, mesas de interpretação ambiental e espaços de descanso e lazer.

A Grande Rota do Buçaco será objeto de uma candidatura conjunta a cem mil euros de fundos comunitários do programa Buy Nature, através do consórcio regional da Estratégia de Eficiência Coletiva Provere iNature – Turismo Sustentável em Áreas Classificadas.

Grande Rota do Buçaco (2)Coordenado pela Agência de Desenvolvimento Gardunha XXI, o consórcio é um parceiro privilegiado da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR) e abrange sete comunidades intermunicipais e 16 grupos de ação local, num total de 224 entidades de 12 áreas classificadas da região Centro: Serra da Estrela, Tejo, Gardunha Malcata, Côa, Mata do Buçaco, Açor, Vouga-Caramulo, Sicó-Alvaiázere e Aire e Candeeiros.

Grande Rota do Buçaco (3)O consórcio conduziu recentemente a candidatura a fundos europeus que suportam financeiramente a contratação da empresa especializada que coordena a candidatura da Mata do Buçaco a Património Mundial da UNESCO.

Grande Rota do Buçaco (4)“A Grande Rota do Buçaco é um exemplo para o país de uma iniciativa supramunicipal, que resulta da visão dos presidentes dos três municípios, que souberam perceber que se unissem esforços poderiam dar escala e dimensão a este projeto”, resume António Gravato, presidente da Fundação Mata do Buçaco.

António Gravato esclarece que o traçado final da Grande Rota do Buçaco será fixado pelo trabalho conjunto dos técnicos das três autarquias, que levarão em conta não só as belezas naturais da serra e mata do Buçaco, mas também os abundantes registos históricos relacionados com as invasões francesas.

Grande Rota do Buçaco (5)No Buçaco travou-se durante a Terceira Invasão Francesa uma batalha decisiva, em setembro de 1810, durante a qual o exército de Napoleão foi derrotado pelas forças anglo-lusas comandadas pelo visconde de Wellington.

Grande Rota do Buçaco (6)“Logo que o traçado for homologado pelos presidentes dos três municípios avançaremos para o terreno”, diz António Gravato, fazendo votos para que a Grande rota seja inaugurada na primavera de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome