PUB

Depois do adiamento em fevereiro passado, devido à evolução da situação pandémica em Portugal, a Volta ao Algarve está de volta para cinco dias que prometem muita ação e emoção e vai poder ver tudo em direto no Eurosport.

Volta ao Algarve adiada devido à evolução da situação pandémica em PortugalA Volta ao Algarve atrai anualmente grandes equipas e alguns dos maiores nomes do ciclismo mundial e este ano não é exceção. Das 25 equipas e 175 corredores, destaque para sete formações da WorldTeams como são a Deceuninck Quick-Step, INEOS Grenadiers, UAE Team Emirates, Bora-hansgrohe, AG2R Citröen Team, Groupama-FDJ e a Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux.

PUB

Pascal Ackermann, Fabio Jakobsen, David Ballerini, Shane Archbold, Sam Bennet, Kasper Asgreen, Lennard Kämna, Diego Rosa, José Manuel Diáz, Rémy Mertz ou Élise Gesbert são algumas das principais estrelas que prometem brilhar este ano nas estradas algarvias. Rui Costa é a principal figura lusa do pelotão. Tem presença confirmada no lote de eleitos da UAE Team Emirates para a corrida, junto com outros dois jovens portugueses, os gémeos Ivo e Rui Oliveira.

Volta ao AlgarveA 47.ª edição da ‘Algarvia’ vai de Lagos ao Alto do Malhão, em Loulé, numa extensão total de 775,8 quilómetros divididos por cinco etapas. O percurso, que não difere muito de edições anteriores, apresenta-se com dois finais à medida dos ‘sprinters’, duas chegadas de montanha e ainda o tradicional contrarrelógio individual em Lagoa.

Ao contrário de outros anos, a 1.ª etapa não parte de Portimão, mas sim acaba em Portimão. A partida acontece em Lagos tendo o pelotão de enfrentar 189,5 quilómetros.

A 2.ª etapa inicia-se na sempre ventosa Sagres e termina no ponto mais alto do Algarve, no alto da Fóia, num dia marcado por um percurso ondulado de 192,8 quilómetros, com um acumulado de subida de 4.100 metros e três contagens de montanha nos últimos 30 quilómetros.

Recorde de participação WorldTour na 47.ª edição da Volta ao Algarve
Photo © João Fonseca Photographer

A 3.ª etapa será a mais longa de todas, com 203,1 quilómetros, e tem partida de Faro e chegada a Tavira. Será ideal para os ‘sprinters’ brilharem. Para a 4.ª etapa está reservado o habitual contrarrelógio individual em Lagoa. A 5.ª e última etapa, que encerra a Volta ao Algarve, reserva uma ligação de 170,1 quilómetros entre Albufeira e o Alto do Malhão, em Loulé. Tem um acumulado de subida de 3.280 metros. É lá que será consagrado o mais recente vencedor da Volta ao Algarve, numa lista que conta já com campeões como Remco Evenpoel, Tadej Pogacar, Michal Kwiatkowski, Primoz Roglic ou Geraint Thomas.

A Volta ao Algarve pode ser vista em direto no Eurosport 1 entre os dias 4 e 9 de maio com os comentários de Paulo Martins e Frederico Bártolo. O canal garante a transmissão da última hora e meia de cada etapa, diariamente entre as 16:30h e as 18:00h chegando a milhões de pessoas em todo o mundo. Os canais Eurosport 1 e Eurosport 2 chegam cumulativamente a 242 milhões de subscritores em 75 mercados da Europa, Ásia, África e Médio Oriente. Uma excelente oportunidade para divulgar o espetáculo desportivo do ciclismo nacional bem como mostrar ao Mundo a beleza das paisagens e cidades da região do Algarve.

Etapas da 47.ª Volta ao Algarve:

5 de maio: Lagos – Portimão, 189,5 km – 16:30h – 18:00h
6 de maio: Sagres – Fóia, 192,8 km – 16:30h – 18:00h
7 de maio: Faro – Tavira, 203,1 km – 16:30h – 18:00h
8 de maio: Lagoa – Lagoa, 20,3 km – 16:30h – 18:00h
9 de maio: Albufeira – Malhão, 170,1 km – 16:15h – 18:00h

PUB