PUB

Quase a entrar no inverno, estamos na época das chuvas, terra molhada e até mesmo lama e poças. Está bom para… Gravel!

Equipamento Santini Outono/Inverno para Gravel em testeSendo uma disciplina do ciclismo que regressou e aparentemente desta feita para ficar, as marcas de bicicletas, roupa e acessórios têm vindo a ampliar as suas ofertas, sendo que muitas delas apresentam já gamas vastas e para todos os gostos.

PUB

A Santini, prestigiada marca de roupa de ciclismo, não é diferente e conta com uma coleção de roupa para gravel tanto para homem como para mulher, que nos ajuda a enfrentar os caminhos mais ou menos desconhecidos e nas condições climatéricas mais variadas, com todo o conforto.

Equipamento Santini Outono/Inverno para Gravel em testeQuase da cabeça aos pés, quase…, pois não oferecem nada de específico para gravel que coloquemos nos nossos pés, temos à disposição desde luvas, a calças/calções, casacos, passando por coletes, golas e balaclavas e acabando em casacos e camisolas interiores. Portanto, uma gama bastante completa.

Equipamento Santini Outono/Inverno para Gravel em testeAo BTT Lobo chegaram-nos umas calças, jersey, camisola interior e luvas, para que fizéssemos horas de ciclismo em cima do selim nas mais variadas condições e dizermos de nossa justiça.

Equipamento Santini Outono/Inverno para Gravel em testeMesmo antes de vestirmos os artigos, podemos ver que a qualidade de fabrico e dos materiais é elevada, bem como a atenção tida nos detalhes e as cores, muito baseadas na época, com verdes escuros, laranja, azuis escuros ou preto a predominar.

Equipamento Santini Outono/Inverno para Gravel em testeComeçando por baixo, temos as calças com alças, as GRAVEL – BIB TIGHTS. Estas, existem apenas na cor preta, com um padrão camuflado no interior das alças cortadas a laser. Preparadas para incursões gravel no inverno, estas possuem um cardado interior em Sitip®’s warm Blizzard e um tratamento repelente de água Acquazero® para nos ajudar a enfrentar os primeiros pingos de chuva com conforto, estando recomendadas para temperaturas entre os 0 e os 10 graus.

Equipamento Santini Outono/Inverno para Gravel em testePodemos ainda contar com detalhes refletores traseiros e laterais, bem como com 4 bolsos, dois nas costas e um na lateral de cada perna, em rede, muito espaçosos e ideais para armazenar/aceder com facilidade a suplementação, ferramentas, telemóvel ou carteira, para aquela paragem estratégica com direito a cafeína quentinha.

Equipamento Santini Outono/Inverno para Gravel em testeNo interior, numa das zonas de contacto mais importantes do ciclista com a bicicleta, temos a carneira C3 da Santini, com estrutura em gel, que nos possibilitou saídas de 3h+ em vários tipos/condições de terreno sem sentir qualquer desconforto, até porque é recomendada para até 8h.

Equipamento Santini Outono/Inverno para Gravel em testeNo caso destas GRAVEL – BIB TIGHTS, apenas acrescentaríamos uma banda de silicone no interior do fundo, para melhor ajudar a mantê-las esticadas e no sítio, onde dispõem de uma zona elástica também cortada a laser, mas que não nos pareceu a melhor opção.

Podemos encontrá-las em 9 tamanhos, desde o XXS ao 4XL.

Equipamento Santini Outono/Inverno para Gravel em testeA jersey de manga comprida, uma GRAVEL CORE – JERSEY em laranja, é recomendada para temperaturas entre 8 e 15 graus, sendo que a usámos juntamente com uma camisola interior, da qual falaremos de seguida.

Equipamento Santini Outono/Inverno para Gravel em testeCom um cardado interior em Hotwind, coloca-se no patamar das jerseys para utilização durante a meia estação, sendo respirável e moderadamente quente, sendo que a usámos em temperaturas junto à mínima aconselhada e em dias com bastante humidade e até alguns pingos de chuva, tendo recorrido a uma camada extra além da camisola interior, apenas no início das atividades, até o corpo aquecer, que depressa acabou por ser despida.

Equipamento Santini Outono/Inverno para Gravel em testeO seu desenho assenta bem no corpo e não restringe os movimentos, bem como as suas mangas compridas e com punho largo e justo, evitam a entrada ar pelos braços minimizando a exposição ao frio e a banda de silicone no fundo mantém a jersey no sítio, mesmo quando temos os seus três bolsos traseiros com artigos no interior.

Equipamento Santini Outono/Inverno para Gravel em testePodemos encontrar esta jersey em azul, laranja, branco ou verde e em 10 tamanhos diferentes, do XS ao 6XL.

Equipamento Santini Outono/Inverno para Gravel em testeFalando da camisola interior, que mencionámos acima, uma DRY – BASELAYER, é uma camisola de manga curta, muito leve e fina, mas que cumpre na perfeição o seu trabalho, ajudando a manter uma temperatura de corpo ideal, sem nos sentirmos presos nem com excesso de volume, fabricada com a tecnologia PrimaLoft® que proporciona uma secagem rápida e um toque suave.

Equipamento Santini Outono/Inverno para Gravel em testeCom esta camisola interior e a GRAVEL CORE – JERSEY, pedalámos com temperaturas entre os 7 e os 13 graus, sem necessidade de mais roupa e sem nos sentirmos desconfortavelmente frios ou quentes a ponto de suarmos excessivamente e sem ficarmos ensopados em suor, contudo, admitimos que com vento ou chuva, haja a necessidade de complementar com um colete ou um casaco impermeável.

Equipamento Santini Outono/Inverno para Gravel em testeAqui, à semelhança das calças, a única cor é a preta e está disponível apenas em 3 tamanhos: XS/S, M/L e XL/XXL.

Equipamento Santini Outono/Inverno para Gravel em testePara terminar, temos as luvas, que como o nome indica, não são tão específicas para gravel. As MTB – GLOVES existem em 3 cores: preto, cinza e azul e 4 tamanhos, do S ao XL.

Equipamento Santini Outono/Inverno para Gravel em testeA nível de acolchoamento, não têm nenhum, o que pode causar desconforto a alguns de vós que preferem mais algum amortecimento na palma das mãos, no entanto, a nível de aderência ao punho da bicicleta, graças às suas impressões de silicone, são do melhor que já usámos.

Equipamento Santini Outono/Inverno para Gravel em testeNaturalmente, são de dedos completos, para nos protegerem de encontros imediatos com por exemplo silvas e são fabricadas num tecido anti-abrasivo, por forma a não se danificarem/desgastarem com facilidade. Também elas possuem detalhes refletores.

Equipamento Santini Outono/Inverno para Gravel em testeMais info em www.santinicycling.com.

PUB
REVIEW GERAL
Desempenho
9
Estética
8
Qualidade de Construção
8
Preço
8
Artigo anteriorBike Up Vila Nova de Famalicão
Próximo artigoAgenda de Ciclismo | Jornada dupla de pista e ciclocrosse
Ricardo Machado
Amante da adrenalina e do ciclismo em geral, mas em particular das disciplinas de XCO e XCM. Por vezes dedico-me ao ciclismo de estrada, mas sinto-me realmente em casa quando pedalo em singletracks no meio da natureza.
equipamento-santini-outono-inverno-para-gravel-em-testeEste conjunto é muito confortável e bem desenhado, com características ideais para o que foi idealizado, o Gravel. A capacidade para transporte de ferramentas e/ou suplementação é bastante grande e permite enfrentar saídas de várias horas, com temperaturas relativamente baixas. Achamos que o preço está dentro do que se encontra noutras marcas igualmente conceituadas e da mesma gama.