O português David Rosa foi hoje o 29.º classificado na prova de elite do Campeonato do Mundo de Cross Country Olímpico (XCO), disputada em Nove Mesto na Morave, República Checa.
O corredor luso gastou mais 6m12s do que o suíço Nino Schurter, que conquistou a quinta medalha de ouro, após uma luta renhida com o campeão olímpico, o checo Jaroslav Kulhavy, que ficou a 17 segundos. O francês Julien Absalon também subiu ao pódio, no terceiro lugar, a 30 segundos do vencedor.
Além de David Rosa, que igualou o melhor resultado de sempre de um português – que já lhe pertencia -, Portugal esteve representado por Mário Costa, 72.º, a uma volta do vencedor, e por Tiago Ferreira, que abandonou.
“O David Rosa ainda não está na máxima forma, depois da paragem que fez. Ainda assim, esperávamos um pouco melhor. O Mário Costa nunca se encontrou e o Tiago Ferreira, adoentado durante a semana, ressentiu-se disso em prova”, lamenta o selecionador nacional, Pedro Vigário.
A sub-23 Joana Monteiro também competiu neste domingo, sendo a 27.ª classificada, a 13m13s da vencedora, a sueca Jenny Rissveds. A segunda classificada foi a suíça Sina Frei, a 1m04s, e a terceira foi outra helvética, Alessandra Keller, a 1m22s.
“Foi a melhor corrida internacional da carreira da Joana, que esteve muito bem, conseguindo manter-se, até final, na volta da vencedora”, resume Pedro Vigário