Como ajustar a suspensão da tua bicicleta?

341

O ajuste da suspensão é fundamental para se conseguir obter o máximo rendimento da tua bicicleta de montanha.

Tanto a suspensão dianteira como o amortecedor traseiro requerem um ajuste simples para oferecerem o melhor rendimento para cada ciclista.

É um ajuste que se faz em poucos minutos através de passos simples que explicamos de seguida.

CALCULADOR DE SUSPENSÃO
O calculador de suspensão ajuda-te a otimizar os ajustes de acordo com o teu peso. Apenas terás de seguir os passos explicados no vídeo ou os que descrevemos em baixo.
Tem em conta que os ajustes recomendados são apenas pontos de partida e não são valores rígidos que funcionam de igual modo para todos os ciclistas.

Podes personalizar o ajuste de acordo com o teu estilo de condução e o circuito onde vais pedalar.

Consultar o Calculador de Suspensão: suspension.trekbikes.com

O QUE NECESSITAS
1. Bomba de suspensão
2. Fita métrica

INSTRUÇÕES PASSO A PASSO

1. Deves realizar o ajuste do sag com o teu equipamento completo: sapatos, capacete e mochila (se usas), para garantir a melhor regulação.

2. Abre o ajuste da compressão rodando o botão rotativo azul da suspensão dianteira no sentido oposto ao dos ponteiros do relógio e a alavanca azul do amortecedor traseiro no mesmo sentido até à posição aberta.

3. Determina a pressão em PSI com o Calculador de Suspensão da Trek (em cima) para o ponto de partida da regulação da tua bicicleta de montanha e o teu peso. Usa a bomba de amortecedor para ajustar a pressão.

4. Com a bomba de amortecedor instalada, pressiona sobre o selim para fazer acionar o amortecedor. Verifica o manómetro e, se necessário, ajusta novamente a pressão.

5. Monta-te na bicicleta enquanto outra pessoa a segura e apoia-te numa parede. Encosta os anéis de borracha da suspensão dianteira e do amortecedor traseiro até aos vedantes.

6. Desmonta com cuidado para não comprimir as suspensões. Para isso, apoia a bicicleta de um dos lados.

7. Mede a distância em milímetros entre os anéis de borracha e os vedantes. Este é a medida de sag para a tua suspensão.

8. Usa o Calculador de Suspensão para calcular o sag ideal em milímetros. Se o sag medido difere mais de 2 – 4 mm da medida recomendada, usa a bomba para fazer a correção da pressão. Aumenta a pressão se o anel de borracha se deslocou demasiado. Diminui a pressão se o anel de borracha não se deslocou o suficiente, usando a válvula de libertação de ar.

9. Usa o Calculador de Suspensão da Trek para verificar o ajuste de retorno recomendado.

10. Roda os botões rotativos vermelhos da suspensão dianteira e do amortecedor no sentido dos ponteiros do relógio até à posição fechada. De seguida, roda os botões em sentido contrário até ao número de cliques recomendado.

11. O ajuste já está concluído, mas lembra-te que se trata de um valor aproximado. Faz um teste em terreno acidentado. Se notas que o amortecedor te sacode ou que a suspensão dianteira recupera demasiado rápido, reduz o retorno girando o botão vermelho no sentido dos ponteiros do relógio entre 1 e 3 cliques. Se, ao por outro lado, tens a sensação de que a suspensão dianteira ou o amortecedor se prendem ou não recuperam com velocidade suficiente em impactos sucessivos, aumenta a velocidade de recuperação girando o botão vermelho 1 a 3 cliques no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.

12. Depois de algumas voltas, verifica o ajuste da tua suspensão verificando a distância entre os anéis de borracha e o corpo do amortecedor e as pernas da suspensão dianteira. No fim da tua volta habitual, a distância dos anéis de borracha deve estar muito próxima do curso total. Se ficar longe do curso total, experimenta baixar um pouco a pressão. Se o anel de borracha do amortecedor se desloca demasiado ou inclusive sai do veio, aumenta a pressão.

13. Lembre-te que as preferências pessoais e o estilo de condução são fatores importantes na hora de obter o ajuste de suspensão mais adequado. Experimenta diferentes níveis de sag e velocidades de recuperação até sentires a combinação que melhor se ajusta ao estilo de condução que praticas na montanha.

Bicicletas Trek com suspensão total: http://bit.ly/2u2RM2g

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome