A primeira etapa do circuito nacional NGPS 2023, acontece no próximo dia 11 de fevereiro com a participação de um animado pelotão com 700 cicloturistas, com designação de Rota de Santa Cruz, numa alusão ao castelo românico de Santa Cruz, em Vila Fonche.
Património este que esteve ligado à origem das terras de Valdevez e que assumiu um papel importante na história local, uma vez que a partir do século XIII, a estratégia régia passou a estar assente nos castelos de fronteira e lugares proeminentes com posição estratégia para a defesa do território.
Será, certamente, um dia memorável em cima da bicicleta, a respirar ar puro e a sentir a conquista dos portugueses sobre os castelhanos no Recontro de Valdevez. Durante o fim-de-semana decorre nos Arcos o imperdível certame gastronómico “cozido à Moda dos Arcos” que deverá culminar com a obrigatória degustação do delicioso “Charuto dos Arcos”, uma das sete maravilhas entre a doçaria típica de Portugal.
Os cicloturistas poderão optar pelas habituais distâncias de cerca de 45 Kms e 1180 mts de acumulado de subida, ou, em alternativa, para os mais aventureiros, um trilho de aproximadamente 64 kms e 1700 mts de desnível positivo, que lhes permitirá percorrer estes trilhos e ruelas, sem pressas e total isenção de competição, permitindo-lhe desfrutar das belíssimas paisagens das belas aldeias circunvizinhas de Arcos de Valdevez.
Após deixarem a sede do concelho, entre as 7h30m e as 9h30m da manhã, os participantes percorrerão vales verdejantes e serras que albergam as pitorescas aldeias de montanha, por lugares surpreendentes e inesperados, onde vão encontrar paisagens únicas e tradições ancestrais. A paisagem natural do Parque Nacional do Gerês estará sempre em plano de fundo e terão oportunidade de conviver com locais e imortalizar momentos com passagens na bela Ponte Medieval de Vilela sobre o límpido rio Vez, pelo Extremo, pela paisagem protegida do Corno do Bico, Padroso e Vilar do Monte.
A organização desta etapa estará a cargo do Município de Arcos de Valdevez em parceria com a Cabreira Solutions, entidade técnica e promotora do circuito nacional NGPS, que está a trabalhar com afinco e com a qualidade que lhe é reconhecida, para que o dia seja mais um dia verdadeiramente épico, cujas boas memórias perdurem no tempo.
A Rota de Santa Cruz proporcionará o contacto direto com a natureza e, por isso, dando continuidade ao compromisso “Pegada Positiva” e toda a política de ecossustentabilidade desenvolvida, a Cabreira Solutions e os seus parceiros incentivam ao total respeito pelo ambiente, promovendo e premiando as atitudes cívicas de defesa do ambiente através da realização do ecossorteio no final do evento.
Por tudo isto, não faltarão motivos para se deliciar e entrar em força no circuito NGPS Edição 2023, no qual se reforçam laços de companheirismo e amizade e se fomentam hábitos saudáveis de saúde e qualidade de vida.