PUB

No passado dia 5 de maio, decorreu em Cabeceiras de Basto, o evento NGPS Nariz do Mundo, organizado pelo ARCOBIKE, integrado no Circuito Nacional NGPS.

O conceito deste Circuito Nacional de eventos BTT foi estabelecido em Janeiro de 2011 e tem como principais características a navegação exclusiva por GPS em autonomia total e isento de competição.

PUB
© ArcoBike

Tem como objetivos dar a conhecer novos locais aos participantes, a baixo custo, proporcionando-lhes um dia na natureza em convívio salutar. Até 2017 o circuito totalizou 59 etapas em 46 localidades de norte ao sul de Portugal.

© ArcoBike

A etapa de Cabeceiras de Basto, denominada Nariz do Mundo, foi a 5ª etapa deste ano e contou com 420 participantes provenientes de várias regiões do nosso país e alguns oriundos da Galiza.

© ArcoBike

Este evento teve o seu epicentro no Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos e após passagem na emblemática Praça da República percorreu as freguesias de Bucos, Cabeceiras de Basto (S. Nicolau), Abadim e Riodouro. Foram disponibilizados pela organização 2 percursos, um com 56Km e outro com cerca de 74km, por vales verdejantes e pitorescas aldeias da Serra da Cabreira, que fizeram a delícia dos betetistas.

© ArcoBike

Dos vários locais visitados, os participantes ficaram deslumbrados com a passagem por Moinhos de Rei e encantados com a beleza vislumbrada após alcançarem o Alto da Varela em Porto D’Olho.

© ArcoBike

Foi com muito orgulho que o ARCOBIKE constatou a enorme satisfação dos participantes por ficarem a conhecer as nossas aldeias, as nossas gentes, os nossos costumes, a nossa gastronomia e os nossos produtos locais. Assim também se promove a nossa terra!

A direção do ARCOBIKE agradece à Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, à BikeSmile – Fafe, à Frutaria Bom Dia, à Clínica Saúde Animal, ao Projeto Raízes, com especial destaque ao Rui Leite por toda a dedicação e colaboração prestada a este evento.

PUB