Brett Rheeder dominou o novo percurso do Red Bull Rampage, para ganhar o seu primeiro título no maior evento de freeride, cheio de backflips e 360.
Brett Rheeder, de 25 anos, superou o percurso agressivo e 18 outros pilotos de todo o mundo, para levantar o título na sua sexta tentativa em Virgin, Utah.
O Red Bull Rampage teve a sua estreia em 2001 e tornou-se o mais verdadeiro teste de habilidade e resistência mental numa bicicleta de montanha. Anunciado como um dos eventos mais desafiadores do mundo, apresentando os melhores atletas do mundo e situado num dos locais mais exigentes do planeta, o evento tornou-se o título mais cobiçado do freeride.
Rheeder, o nativo de Ontário, que sofreu um acidente duro nos treinos, conseguiu a melhor corrida do dia com a sua primeira corrida colina abaixo. A corrida incluiu dois backflips impecáveis e um 360 que recebeu 89,66 pontos da parte dos juízes.
Rheeder disse: “Esta é a minha sexta vez a competir no Red Bull Rampage e os meus primeiros três anos foram difíceis. Eu estava fora da minha zona de conforto e custou muito para finalmente ser um candidato ao título e parece irreal. ”
Andreu Lacondeguy conquistou o segundo lugar e o seu terceiro pódio na história do Red Bull Rampage, com Ethan Nell em terceiro lugar pelo segundo ano consecutivo na sua segunda aparição no evento.
Lacondeguy disse: “Eu sabia que tinha que mudar alguma coisa na minha linha e na minha pilotagem, senti-me bem desde o primeiro dia e minha equipa arrasou. Eu apenas me diverti e fiz um ótimo tempo, que no final é o que torna a pilotagem boa. Espero que eu possa intensificar no próximo ano.
Dezanove dos maiores freeriders do mundo participaram da 13ª edição do evento no Zion National Park.
Os pilotos têm duas corridas a contar pontuação, que começam nos 1100m e terminam 235m abaixo após dois minutos de condução extrema. Os atletas regularmente fazem truques em saltos, que têm quedas de mais de 12m.
Cada piloto trouxe dois escavadores e trabalharam incansavelmente durante duas semanas para preparar as suas linhas no local recém-selecionado. Antes do grande dia, apenas um punhado de pilotos conseguiu testar cada característica das suas linhas.
O canadense Tom van Steenbergen, que terminou em quarto, fez o maior salto na história do evento, um movimento que o levou a ganhar o prémio de melhor truque.
Mais de 3000 fãs assistiram à ação ao vivo no campo e, pela primeira vez, os espectadores em casa tiveram a oportunidade de explorar o local graças à mais recente tecnologia de realidade aumentada, através de um modelo 3D da montanha na aplicação Red Bull TV.
Brett Rheeder Winning Run:
Top 10 Red Bull Rampage 2018
- Brett Rheeder (CAN) – 89,66
- Andreu Lacondeguy (SPN) – 87,33
- Ethan Nell (EUA) – 86,33
- Tom van Steenbergen (CAN) – 84,66
- Thomas Genon (BEL) -83,33
- Tyler McCaul (EUA) – 82
- Kyle Strait (EUA) – 80,33
- Szymon Godziek (POL) – 75
- Kurt Sorge (CAN) – 74
- Brendan Fairclough (GBR) – 67,66