Bernardo Vieira esteve em bom plano na manhã deste sábado, na Escócia, ao conseguir o sexto lugar na prova de fundo do Campeonato do Mundo de Paraciclismo, na classe C1.
O paraciclista português completou os 62,4 quilómetros (quatro voltas a um percurso de 15,6 quilómetros) em 1h48m47s, mais 5m14s que o melhor registo. Inicialmente, Bernardo Vieira foi considerado sétimo, mas a desclassificação do brasileiro Carlos Alberto Soares, devido a uma obstrução que provocou uma queda, permitiu ao atleta luso subir uma posição.
A prova foi vencida pelo chinês Weicong Liang, que completou o percurso em 1h43m33s, o mesmo tempo o espanhol Ricardo Tem Argiles, segundo classificado, e menos 2m54s que o alemão Michael Teuber, que fechou o pódio.
Na corrida de C2, Telmo Pinão foi 11.º, tendo terminado a prova em 1h41m39s, com o mesmo tempo do 10.º classificado. O português ficou a 7m01s do registo do francês Alexandre Leaute, que conquistou a medalha de ouro à frente do austríaco Darren Hicks e do belga Ewoud Vromant.
“Foi uma corrida com muito chuva e vento. O Bernardo esteve muito bem ao conseguir o sexto lugar. Foi muito bom para ele e para o país pelos pontos que amealhámos. O Telmo também esteve bem ao conseguir chegar com um núcleo de corredores muito fortes”, explicou José Marques, selecionador nacional de paraciclismo.