A portuguesa BEEQ Bicycles, propôs-se a mudar o paradigma nacional no que toca às bicicletas elétricas, lançou agora a citadina C500 Urban Motion.

Beeq C500 Urban MotionNuma altura em que o mercado do ciclismo está em altas e as movimentações se querem reduzidas ao mínimo indispensável, que tal deixarmos de parte o nosso automóvel para fazermos os recados do dia-a-dia e passarmos a fazê-los de bicicleta?

PUB

Cada vez mais, as localidades têm a maioria dos serviços que nos são indispensáveis a 15/30 minutos de distância, algo que de bicicleta se poderá fazer de forma relativamente fácil, ou mesmo muito facilmente para alguns.

Beeq C500 Urban Motion, Uma Citadina A Um Preço AcessívelNo entanto, existem pessoas com menos preparação, pessoas com alguma limitação ou de maior idade, que residam em locais com grandes desníveis, ou que apenas se querem deslocar para o trabalho sem terem que suar muito. É aqui que entram as bicicletas elétricas e é também aqui que a BEEQ assenta a sua ideologia.

Beeq C500 Urban Motion, Uma Citadina A Um Preço AcessívelNeste sentido, de entre os vários modelos que a marca dispõe, desde citadina a montanha, passando por bicicletas capazes de transportar mais carga, a BEEQ fez chegar ao BTT Lobo a C500 Urban Motion, o seu modelo mais recente e com um preço mais acessível.

Beeq C500 Urban Motion, Uma Citadina A Um Preço AcessívelA C500 Urban Motion está disponível em 3 cores (branco, preto e azul) e 2 tamanhos de quadro, o M para ciclistas entre 1,65m a 1,79m de altura e o L para ciclistas com mais de 1,80m de altura, sendo que em caso do utilizador se encontrar entre os dois tamanhos, a BEEQ aconselha a optar pelo tamanho inferior para ter uma maior agilidade na condução, ou pelo tamanho superior se pretender conforto ou fazer viagens mais longas.

Beeq C500 Urban Motion, Uma Citadina A Um Preço AcessívelA facilidade com que nos conseguimos fazer transportar, mesmo em subidas com um desnível considerável é excelente, dependendo claro, do nível de assistência que escolhermos de entre os 4 disponíveis, que são:

  • High: Apoio máximo para quando é mais necessário (200% de apoio)
  • Normal: Apoio suave e confortável (100% apoio)
  • Eco: Poupa bateria para viagens mais longas (40% apoio)
  • Walk: Fácil de ativar, ajuda a empurrar a bicicleta (até 6km/h)

Beeq C500 Urban Motion, Uma Citadina A Um Preço AcessívelA assistência, com uma bateria carregada e em condições ótimas, poderá auxiliar até 150km, variando com é obvio com o nível de assistência utilizado e o declive do percurso.

Beeq C500 Urban Motion, Uma Citadina A Um Preço AcessívelEsta assistência é fornecida pelo motor Shimano Steps E5000 com 250W e 40nm de torque montado na zona do pedaleiro e pela sua Bateria de Li-Ion de 504Wh montada no exterior do tubo inferior, mantendo o centro de gravidade relativamente baixo, para uma mais ágil condução.

Beeq C500 Urban Motion, Uma Citadina A Um Preço AcessívelFalando em tubo inferior, podemos falar também do restante quadro. Este é um quadro construído em alumínio 6061, com tubos hidroformados, onde está ausente o tudo superior, o que facilita ainda mais a utilização por parte de quem por exemplo tenha restrições de mobilidade.

Beeq C500 Urban Motion, Uma Citadina A Um Preço AcessívelA C500 Urban Motion além de ser fácil de utilizar também muito confortável, oferecendo uma posição de condução bastante vertical, com a hipótese de regular a inclinação do avanço entre os 0 e os 90 graus, com pneus largos e ligeiramente cardados Continental Ride Cruiser eBike 28×2.0, que fornecem aderência além de absorverem os impactos e vibrações e punhos ergonómicos HERRMANS. O seu selim em Gel da Selle Royal é suficientemente confortável para a utilização a que se destina e para a generalidade dos utilizadores.

Beeq C500 Urban Motion, Uma Citadina A Um Preço AcessívelRelativamente ao controlo e locomoção da C500 Urban Motion, contamos com uma transmissão mono prato de 38 dentes Shimano Altus de 9 velocidades, onde o utilizador pode pensar que tem pouca desmultiplicação, no entanto quando olhamos para o lado contrário do manipulo das mudanças e vemos o controlo dos modos de assistência e o começamos a explorar, depressa percebemos que é suficiente.

Beeq C500 Urban Motion, Uma Citadina A Um Preço AcessívelMontado no avanço, temos a consola de controlo, onde podemos verificar a velocidade, distância, autonomia, modo de assistência em que nos encontramos, entre outras informações, e ainda, pensando na segurança do utilizador, ligar/desligar as luzes dianteira e traseira que vêm de série.

Beeq C500 Urban Motion, Uma Citadina A Um Preço AcessívelContinuando com o controlo e o cockpit, a travagem fica a cargo de uns SHIMANO MT200 hidráulicos, com discos de 180mm e temos ainda disponível uma campainha, para alertar aqueles mais distraídos da nossa presença.

Beeq C500 Urban Motion, Uma Citadina A Um Preço AcessívelOutros extras que a BEEQ C500 Urban Motion oferece são o descanso regulável, os para lamas e guarda corrente da SKS-Germany e por fim, o suporte de alforges ATRANVELO AVS Easy System.

Beeq C500 Urban Motion, Uma Citadina A Um Preço AcessívelPara finalizar o conjunto, é utilizada uma forqueta rígida com eixo passante quick-release de 100mm, para uma maior robustez e facilidade de desmontagem, aros de alumínio de parede dupla com 36 raios montados em cubos Shimano para discos center lock de 100mm na frente e 135mm atrás, com raios anti corrosão, oferecendo resistência e segurança.

Beeq C500 Urban Motion, Uma Citadina A Um Preço AcessívelE como estamos a falar de uma bicicleta elétrica, temos ainda que falar mais um pouco da sua bateria, que pode ser carregada montada na bicicleta, ou fora dela, demorando até 7h para uma carga total, com informações de perda de capacidade da mesma de até 20% da sua carga após 500 cargas completas e 40% após 1000 cargas completas.

Beeq C500 Urban Motion, Uma Citadina A Um Preço AcessívelO peso anunciado é de 28kg, o que dificulta um pouco a sua mobilidade à mão, quando por exemplo ao querer colocar a bicicleta em casa ou na garagem, temos que a manobrar e/ou levantar.

Beeq C500 Urban Motion, Uma Citadina A Um Preço AcessívelNo geral, é uma bicicleta uma equilibrada e fácil de usar, onde apenas notámos alguma falta de agilidade em velocidades maiores e de alguma velocidade de ponta, mas, estamos a falar de uma bicicleta citadina, logo, grandes velocidades não é algo que se vá exigir muita vez dela e esta falta foi notada apenas a descer.

Beeq C500 Urban Motion, Uma Citadina A Um Preço AcessívelA direito ou a subir, basta ajustar a velocidade e o modo de assistência e lá vamos nós subida acima qual ciclista profissional, mas com a possibilidade de transportar carga e vestir uma roupinha casual!

Beeq C500 Urban Motion, Uma Citadina A Um Preço AcessívelMais informações em www.beeq-bicycles.com.