O Tour 2019 terminou no final do mês de julho com a consagração de Egan Bernal, primeiro corredor colombiano da história a vencer a prova.
A um ano do Tour 2020, é tempo de fazer uma retrospetiva ao que foi a edição de 2019 e começar a projetar a próxima.
As esperanças do povo colombiano quanto a uma possível vitória de um ciclista “cafetero” no Tour estiveram, nos últimos anos, depositadas em Nairo Quintana, corredor que foi segundo colocado em 2013, 2015 e terminou na terceira posição em 2016.
Apesar de todos os créditos atribuídos a Nairo Quintana, foi mesmo Egan Bernal o primeiro colombiano de sempre a vencer o Tour, corredor cujos dados podem ser consultados em www.procyclingstats.com.
Ao conquistar o Tour, Bernal tornou-se no terceiro corredor mais jovem a vencer, apenas superado pelo francês Maurice Harin (1904) e pelo luxeburguês François Faber (1909). De resto, Egan Bernal, corredor da INEOS, já se tinha apresentado ao grande público ao vencer a Volta a França do futuro.
A vitória
Egan Bernal subiu à liderança da classificação do Tour de França na antepenúltima etapa (19ª) do Tour de France, etapa essa que foi anulada na ponta final em virtude das péssimas condições climatéricas verificadas, situação descrita em www.dn.pt.
Bernal tirou partido disso e conseguiu passar para primeiro superiorizando-se a Julan Alaphilipe, corredor da “casa” ao serviço da Deceuninck-QuickStep. Egan Bernal sucedeu, deste modo, a Geraint Thomas, britânico que tinha vencido o Tour após três triunfos consecutivos alcançados por Chris Froome.
A um ano do Tour
A fase ainda é prematura, mas as casas de apostas, entre as quais a www.betfair.com, estão já a lançar as primeiras odds projetando aquilo que será a luta pelo Tour 2020. A fase ainda é muito precoce, o ciclo de preparação é longo, são várias as provas a disputar até lá e resta confirmar oficialmente quais os corredores que vão estar mesmo em prova.
Exemplo disso mesmo é Chris Froome, ciclista quatro vezes campeão do Tour que sofreu uma queda em junho de 2019 no Dauphiné e falhou o Tour.
A cerca de um ano de nova edição do Tour, as primeiras odds colocam o favoritismo do lado do vencedor de 2019, precisamente o colombiano Egan Bernal. Na lista de favoritos à vitória na prova, o segundo colocado é o britânico Christopher Froome, seguido de perto por Thibaut Pinot, francês que em 2014 terminou no terceiro posto da classificação geral do Tour, melhor prestação de sempre na prova.
Para além dos três primeiros (Bernal, Froome e Pinot), o “top 10” de favoritos à vitória no Tour de France 2020 (por esta altura) é completo por Tom Dumoulin, Geraint Thomas, Primoz Roglic, Julian Alaphilippe que liderou a classificação geral do Tour 2019 até Bernal assumir a dianteira, Simon Yates, Steven Kruijswijk e Manuel Buchmann, este último em igualdade em termos de valor com Richard Carapaz.
Ao longo do ano, as odds vão flutuar, sofrer várias alterações, provavelmente alguns dos elementos da lista até vão desaparecer por não participarem na prova, mas não deixa de ser interessante verificar o atual estado das coisas.