António Morgado (Bairrada) passou a comandar a Volta a Portugal de Juniores, depois de disputados, nesta sexta-feira, os dois setores da segunda etapa, em Celorico da Beira.
O campeão nacional júnior de contrarrelógio e de fundo chegou à camisola amarela na sequência do segundo setor, um contrarrelógio individual de 10,3 quilómetros, com partida na Lejeosa do Mondego e chegada em Celorico da Beira.
Num percurso praticamente sem terreno raso, quase sempre a subir, a descer ou em falso plano, com os derradeiros três quilómetros em empedrado e em subida, a força de António Morgado foi por demais evidente. Mesmo que os últimos corredores a sair para a estrada tenham corrido sob chuva, Morgado foi o único ciclista a concluir a prova em menos de 17 minutos, fazendo parar o cronómetro nos 16m44s.
O segundo mais rápido neste setor vespertino foi o espanhol Iker Pérez (Electromercantil GR100), a 21 segundos. O terceiro foi José Bicho (Almodôvar Formação/Team SCAV), a 38 segundos.
Gonçalo Tavares, que partiu com a camisola amarela, foi o quarto classificado, gastando mais 50 segundos do que António Morgado, descendo, assim, ao segundo lugar da geral, a 9 segundos do companheiro de equipa. O terceiro é outro corredor da Bairrada, Daniel Lima, a 1m49s.
“O contrarrelógio tinha uma subida dura no fim, o que obrigava a gerir muito bem o esforço. Queria vencer o contrarrelógio, mas vestir a camisola amarela estava longe de ser um objetivo. Estou nesta prova com a expectativa de ajudar a equipa e de trabalhar tendo em vista o Campeonato do Mundo. O Europeu não correu bem, porque tive covid poucos dias antes, mas no Mundial quero melhorar o sexto lugar do ano passado”, afirmou António Morgado, momentos antes de subir ao pódio.
O domínio da equipa sediada em Anadia começou a desenhar-se ontem e acentuou-se no primeiro setor da etapa de hoje, a viagem de 57,6 quilómetros, com início e final em Celorico da Beira. No troço matutino da etapa, a Bairrada colocou quatro corredores nos quatro primeiros da tirada. Rúben Rodrigues foi o primeiro a passar a meta, seguido por Daniel Lima, Gonçalo Tavares e António Morgado.
Apesar de perder a camisola amarela, Gonçalo Tavares continua dono da verde, dos pontos, e da azul, da montanha, enquanto a Bairrada está no topo da geral coletiva. O melhor júnior de primeiro ano é o espanhol Pablo Lospitao (Electromercantil GR100).
A terceira etapa da Volta a Portugal de Juniores corre-se neste sábado e é a mais longa da competição, 129,4 quilómetros, com partida do Sabugal, às 12h00, e chegada a Penamacor, pouco depois das 15h30.