O ABUS GameChanger 2.0 é o novo e derradeiro capacete aerodinâmico para ciclistas profissionais, triatletas e atletas ambiciosos na batalha por watts e segundos. Já o seu antecessor – o GameChanger 1.0 – é um clássico em termos de aerodinâmica e fundou na época a nova categoria de performance dos capacetes ABUS.
Provou o seu sucesso de forma impressionante em incontáveis quilómetros no Tour de France, no Giro d’Italia e em inúmeras corridas ao redor do mundo. Agora, a segunda geração do GameChanger foi desenvolvida em estreita cooperação com os ciclistas profissionais da Movistar Team – com o objetivo de otimizá-lo e vencer ainda mais o vento.
O ABUS GameChanger 1.0 elevou a fasquia de um capacete aerodinâmico a um novo nível. Por meio de seu design de várias posições, foi ajustado para máxima aerodinâmica e ventilação ideal. Com base no sucesso e nos valores de desempenho de seu antecessor, os desenvolvedores da ABUS criaram um capacete aerodinâmico completamente novo com o GameChanger 2.0, que provou em inúmeros testes que o desempenho foi aprimorado nos pontos cruciais. Esses tópicos cruciais são aerodinâmica, ventilação, conforto e segurança.
Para responder aos requisitos aerodinâmicos mais modernos na faixa de alta velocidade, o GameChanger 2.0 possui um Kamm-Tail mais largo. Isso significa que o perfil aerodinâmico criado pelo capacete é 11% mais longo. Extensas sessões de testes no túnel de vento e na pista, provaram que, especialmente na faixa das velocidades de corrida atuais entre 46 e 52 km/h, o novo GameChanger 2.0 oferece ao ciclista uma vantagem aerodinâmica decisiva devido ao seu formato aerodinâmico adaptado.
A cauda do GameChanger 2.0 foi puxada no Lower Kamm-Tail em 8°. Este ângulo correspondentemente alterado, otimiza a posição da cabeça na posição de corrida quando na zona inferior do guiador, com a cabeça para baixo.
O AEROBLADE central na área superior do GameChanger 2.0 conduz o fluxo de ar de forma ainda mais eficiente da cabeça com a ajuda dos canais de ventilação internos através do capacete. Ao mesmo tempo, eles otimizam a aerodinâmica, bem como a ventilação nesta área estrategicamente importante do capacete.
Com a nova e aprimorada aerodinâmica, a entrada frontal Airboost define padrões e a nova ventilação frontal EYEBROW VENTS direciona até 32% mais ar para dentro do capacete e oferece uma opção de armazenamento perfeita para óculos de ciclismo. Os suportes horizontais do ACTI CAGE direcionam o fluxo de ar especificamente para dentro do capacete em velocidades mais altas, garantindo uma ventilação consistentemente boa. Devido à sua forma de barbatana de tubarão, eles agem como uma superfície fechada em posição de corrida e, assim, orientam o fluxo de ar restante, não usado para ventilação, aerodinamicamente favorável sobre a cabeça.
EYEWEAR PORTS especialmente concebidas na frente, bem como AIRPORT VENTS na área traseira do ABUS GameChanger 2.0 são compatíveis com hastes de óculos desportivos curvos regulares e, assim, criam duas opções de armazenamento de fácil acesso para vários tipos de óculos. Se mais ar entra, mais deve sair. É por isso que o AIRFLOW STAR DESIGN permite uma saída de ar 20% maior. Particular importância é dada ao difusor traseiro revisto e mais largo, com suas saídas de ar ampliadas e ao fluxo de ar otimizado através dos canais de ar também revistos dentro do capacete.
Os desenvolvedores conseguiram otimizar os canais de ventilação no GameChanger 2.0 de forma a que eles não apenas sirvam à aerodinâmica pura, mas também garantam uma temperatura quase perfeita através da pressão e sucção simultâneas do ar que entra e sai. O efeito de têmpera dessa tecnologia, também conhecida como Tecnologia de Arrefecimento de Ar Forçado, é baseado nos bicos Venturi, conhecidos da aviação. Ajuda os ciclistas a concentrarem-se e terem um melhor desempenho, mesmo em alta velocidade.
A ergonomia e o conforto também o fazem ir mais rápido. Qual é o sentido de um sofisticado controlo de fluxo de ar e aerodinâmica inigualável se o capacete simplesmente não se encaixar confortavelmente e perfeitamente na prática? O novo sistema de alças FLOW STRAPS PRO de 12 mm de largura na área da alça traseira e uma forma em V mais larga das alças, coloca sempre o GameChanger 2.0 na posição ideal da cabeça. O sistema de retenção ZOOM PRO central, funciona precisamente como um relógio suíço e – graças ao novo sistema deslizante – orienta as correias e o sistema de ajuste para a posição ideal individual em qualquer altura.
Com o ABUS GameChanger 2.0, o sistema MIPS AIR NODE entra no campo dos capacetes aerodinâmicos de desempenho. Além disso, as versões MIPS são unidas pela fivela FIDLOCK – praticamente sinónimo de um fecho de capacete rápido, intuitivo e fácil de usar.
Todos os capacetes GameChanger 2.0 são preparados para QUIN, ou seja, preparados para o uso da tecnologia QUIN Crash Detection. Assim, o novo capacete oferece outra contribuição de segurança, especialmente em treinos a solo. A porta QUIN para carregar o sensor é acessível – na forma de uma porta micro USB – de dentro do capacete.
O GameChanger 2.0 vem em duas versões, num total de 11 cores diferentes e 3 tamanhos (S, M, L). O peso é de 260g (S), 265g (M) and 275g (L).
Mais info em www.abus.com.