5Quinas/Município de Albufeira, Nova Equipa Feminina

2753

Equipa 5Quinas Município de AlbufeiraChama-se 5 Quinas/Município de Albufeira e é um dos mais recentes projetos desportivos do concelho. Trata-se de uma equipa feminina de ciclismo que irá, muito em breve, participar em diversas provas do calendário nacional e internacional. A equipa é liderada por Celina Carpinteiro, campeã nacional de BTT e a atleta mais conceituada do ciclismo atual. A apresentação oficial da equipa aconteceu esta quinta-feira, 18 de fevereiro, coincidindo com a chegada a Albufeira da primeira etapa da Volta ao Algarve em Bicicleta.

O Ciclismo esteve esta quarta-feira, 18 de fevereiro, em destaque em Albufeira. Após a chegada da primeira etapa da 41.ª Volta ao Algarve em Bicicleta em frente aos Paços do Concelho, a nova equipa feminina de ciclismo da região apresentou-se ao público.

Equipa 5Quinas Município de Albufeira (1)“Somos 13 atletas, de norte a sul do país, unidas pela paixão pelo ciclismo”, afirmou Celina Carpinteiro, uma das mentoras do projeto a par com Orieta Oliveira. As ex-atletas do Ouribike, que encerrou portas, decidiram pedalar rumo a um novo desafio e formaram a “5 Quinas / Município de Albufeira: “somos a primeira equipa do género no Algarve e queremos revolucionar o ciclismo feminino, dando a merecida visibilidade às atletas e à cidade de Albufeira“, destaca Orieta Oliveira. “Ambicionamos crescer enquanto equipa e angariar muitas mais praticantes, incentivando as camadas mais jovens à prática da modalidade”, completa Celina, campeã nacional de BTT, bicampeã nacional de estrada e vice-campeã no contrarrelógio. Refira-se que a equipa foi acolhida pelo Clube Desportivo Areias de São João que passou, assim, a ter uma secção de Ciclismo Feminino.

Depois da subida simbólica ao pódio da “Algarvia”, a equipa “teve a sua apresentação oficial no hotel Luna Miramar, na presença dos vários parceiros e patrocinadores da formação. “Estamos a testemunhar um momento importante ao assistirmos à formação da primeira equipa feminina de ciclismo, que promete fazer história no Algarve, competindo de forma saudável, e levando o nome de Albufeira a outras paragens”, salientou José Carlos Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal. Refira-se que as atletas realizaram os seus dois primeiros estágios no concelho, aproveitando essa oportunidade para uma curta visita aos Paços do Concelho, onde agradeceram o apoio do presidente da Câmara, Carlos Silva e Sousa.

Equipa 5Quinas Município de Albufeira (2)Durante a apresentação, o presidente da Assembleia Municipal elogiou a vontade e o empenho demonstrado pelas ciclistas na criação do projeto: “vocês são a prova de que se houver vontade e determinação é possível alcançar um objetivo”. Paulo Freitas deixou uma palavra de encorajamento às atletas, afirmando que “a vossa garra irá ser transposta para as provas e estou certo que levarão Albufeira mais além, deixando-nos com um orgulho redobrado quando vos virmos triunfar”.

A equipa conta com diversos apoios, entre eles, o do Município de Albufeira, APAL – Agência de Promoção de Albufeira e Clube Desportivo Areias de São João. Para o presidente da APAL, “é uma honra apoiar este projeto que irá certamente contribuir para afirmação do ciclismo na região”. José Lourenço dos Santos salientou que “queremos ajudar a levar o nome de Albufeira mais além e para isso iremos ajudar a equipa a alcançar os seus objetivos”.

As atletas, que ambicionam competir no estrangeiro, realizaram um calendário fotográfico, que está à venda por 15 euros, em diversas lojas de Albufeira e na Internet. Para já, o objetivo é alcançar os melhores resultados no calendário nacional que arranca já em abril com seis provas da Taça, duas do campeonato, o contrarrelógio, a prova de fundo e os grandes fundos, que começam já este sábado, 21 de fevereiro, e contam com a participação de 9 das 13 atletas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome