A Taça de Portugal de Cadetes terminou, neste domingo, com uma corrida entre Sangalhos e Anadia, na qual Xavier Ferreira (Alenquer/GDM/Anipura) foi o mais rápido e José Salgueiro (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) garantiu a conquista do troféu.
Os 79 quilómetros que ligaram o Velódromo Nacional ao centro de Anadia revelaram-se muito seletivos para o pelotão de sub-17, fazendo com que os corredores fossem chegando a conta-gotas ao final.
O melhor do dia foi Xavier Ferreira, cadete de primeiro ano. O ciclista da equipa de Alenquer destacou-se de toda a concorrência, vencendo, ao fim de 2h06m15 de corrida, menos 33 segundos do que Dinis Martins (Caldas Ecosprint/Nutea) e menos 35 segundos do que Francisco Alves (Cantanhede Cycling/2W Engenharia), segundo e terceiro.
Vencedor do contrarrelógio de sábado, José Salgueiro foi hoje o sexto classificado na prova de fundo. Um resultado que lhe valeu a conquista da edição de 2023 da Taça de Portugal de Cadetes.
O corredor da equipa de Roriz, Barcelos, fechou a competição com 160 pontos, mais 22 do que o colega de equipa Gonçalo Rodrigues e mais 25 do que Dinis Martins, segundo e terceiro classificados da Taça de Portugal de Cadetes
A Landeiro /KTM/Matias & Araújo/Frulact ganhou a Taça de Portugal por equipas, com 61 pontos, os mesmos somados pelo Alenquer/GDM/Anipura. O Cantanhede Cycling/2W Engenharia foi o terceiro coletivo, com 40 pontos.