Projecto das Wheelchange Tours conta com a parceria da TUR4all Portugal, primeira plataforma ibérica na área do turismo acessível, e quer capacitar pessoas com mobilidade reduzida para integrarem o mercado de trabalho como guias-turísticos.
Há muitas formas de tornar o turismo mais inclusivo. Uma delas pode ser esta: um sistema que permite acoplar uma cadeira de rodas a uma bicicleta. Deste modo, pessoas com mobilidade reduzida podem ser capacitadas para se tornarem guias turísticos.
O protótipo — criado com uma peça fabricada em Espanha que permite que as cadeiras de rodas possam ser acopladas a bicicletas — foi apresentado em Março pela secretária de Estado do Turismo, à margem da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Ana Mendes Godinho considerou que esta ideia – que partiu de um insight da FCB Lisboa – “tem todas as condições para ser concretizada.”
Uma em cada 3 pessoas no Mundo tem necessidades especiais de acessibilidade, sejam elas definitivas ou temporárias. E só em Portugal, existem cerca de 1 milhão de pessoas com necessidades específicas, 2,5 milhões de seniores, 550 mil crianças com menos de 5 anos de idade e outros milhares de pessoas com limitações temporárias ou definitivas.
Esta “é uma ideia para Portugal que vê a indústria do turismo como uma prioridade. Uma ideia que possa criar uma nova profissão na área turística para pessoas com deficiência motora, e que possa ser replicada”, diz Edson Athayde, CEO e Director Criativo da FCB Lisboa que trabalhou neste conceito durante cerca de um ano e meio com a sua equipa, aproveitando o conhecimento que já tinham de colaborações com o Comité Paralímpico e com o Instituto Nacional de Reabilitação.
Como ninguém chega longe sozinho, o conceito foi colocado ao dispor de quem o quiser concretizar, nomeadamente Câmaras Municipais ou privados.
“Trata-se de uma ideia em open source. Pode usar como quiser, sem pagar direitos a ninguém. Pode inclusive inspirar-se nela para criar algo novo. O importante é ajudar a que o mundo seja mais inclusivo, um mundo onde todos possam trabalhar e colaborar mais e melhor”, lê-se no site das Wheelchange Tours.
JUNTOS PODEMOS MUDAR O MUNDO, UMA PEDALADA DE CADA VEZ.
Mais informações podem ser consultadas em wheelchange-tours.com.