Os portugueses Ivo e Rui Oliveira terminaram hoje com uma boa exibição o Troféu Internacional Município de Anadia, conseguindo a quarta posição na disciplina olímpica de madison.
Já antes, Ivo Oliveira alcançara o segundo lugar em perseguição individual.
Os 25 quilómetros da prova de madison foram disputados num ritmo muito intenso, ao qual os gémeos Oliveira corresponderam da melhor forma, pontuando em sete dos dez sprints. Na última volta perderam alguns metros para os adversários diretos, o suficiente para saírem do pódio, tendo em conta a pontuação a dobrar no último sopro da corrida. Ivo e Rui Oliveira fecharam a prova com 17 pontos.
Os britânicos Fred Wright e Matthew Walls revelaram-se superiores à concorrência, somando 28 pontos. Seguiram-se os dinamarqueses Casper von Folsach e Julius Johansen, com 22, e os franceses Bryan Coquard e Donovan Grondin, com 21.
As duplas formadas por César Martingil e Miguel do Rego e João Matias e Iuri Leitão também se apuraram para a final de Madison. Os primeiros perderam uma volta, acabando no 15.º lugar, enquanto os compatriotas ficaram no 17.º posto, com três voltas de atraso.
Apesar de o objetivo principal ser a disciplina olímpica de madison, os gémeos Oliveira também estiveram em destaque na perseguição individual, apurando-se para as finais. O canadense Jay Lamoureux bateu Ivo Oliveira. O polaco Adrian Kaiser ficou com o terceiro posto, atirando Rui Oliveira para a quarta posição.
Maria Martins também deu boas indicações no último dia do Troféu Internacional Município de Anadia. A sub-23 portuguesa apurou-se para a final de elite de scratch, acabando a prova no primeiro terço da tabela, com o oitavo lugar em 24 participantes. A francesa Laurie Berthon foi a mais forte, seguida pela italiana Martina Fidanza e pela mexicana Lizbeth Salazar.
A ribatejana terminou a participação no torneio com a corrida por pontos para sub-23 femininas. Maria Martins foi a sexta classificada, com 12 pontos. A luta pelo pódio restringiu-se às corredoras que conseguiram dobrar o pelotão. Venceu a britânica Lauren Dolan, com 25 pontos, mais um do que a francesa Marie Le Net e mais três do que a polaca Marta Jaskulska.
Hoje foi o dia guardado para as corridas da disciplina olímpica de keirin. No setor masculino brilhou o italiano Francesco Ceci, que bateu o espanhol José Moreno e o azerbaijanês Sergi Omelchenko. Entre as mulheres, a mais rápida foi a espanhola Helena Casas, seguida por duas canadenses, Kesley Mitchell e Amelia Walsh.
Os juniores também estiveram em ação na jornada final. Na corrida por pontos impôs-se o espanhol Jaime Muñoz (Gimenez Ganga), com 17 pontos. Rodrigo Caixas (Bairrada) foi o segundo classificado, com 14. Guillaume Couto (Olympique Marseille) fechou os lugares de honra, com 11 pontos.
Wilson Esperança (Academia Joaquim Agostinho/UDO) bateu a concorrência na prova júnior de scratch, sendo acompanhado no pódio por Guillaume Couto e por Jaime Muñoz, segundo e terceiro classificados.