A Seleção Nacional compete, neste domingo, no Campeonato do Mundo de XCM, que irá disputar-se na Floresta de Glentress, Tweed Valley, Escócia, com a ambição de bater-se pelo quinto pódio em Mundiais da disciplina.
Portugal estará representado por Tiago Ferreira e por José Dias, dois ciclistas que já subiram ao pódio em Mundiais de XCM. Tiago Ferreira ganhou a medalha de ouro em 2016 e a de prata em 2017 e em 2020. José Dias ficou com o bronze em 2021.
A prova de domingo ficará marcada pela chuva que tem caído na região e que deixou o percurso enlameado em muitos pontos e alagado e alguns outros. Por isso José Dias acredita que será “prova épica, uma corrida pela sobrevivência”.
Tiago Ferreira reitera a opinião do companheiro, contando que na fase inicial da corrida, “a mais dura, com muitos cabeços”, existem locais de passagem muito estreitos com uma altura de água na casa dos 20 centímetros. E assinala que na parte final encontram-se descidas perigosas que também irão contribuir para a decisão da corrida.
Nada que demova a dupla e o selecionador nacional, Pedro Vigário, da ambição de chegar às medalhas. “Como tem sido hábito nos últimos anos, vimos com ambição de lutar pelas medalhas. Temos uma equipa muito experiente e rodada neste tipo de competições. Os dois corredores encararam a corrida deste domingo com muito empenhamento e acho que estamos aptos a lutar pelos nossos objetivos”, avança o selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário.
O selecionador define o um percurso como “muito duro. É seletivo logo na fase inicial. Segue-se zona de transição para fazer de forma muito rápido. A parte final é muito dura e é aí que se fara a seleção final. Além da dureza intrínseca, o percurso terá a dureza acrescida da lama em grande parte da sua extensão”.
Guilherme Mota seria o terceiro elemento da Seleção Nacional, mas estará ausente da corrida, devido a doença.
A partida da corrida de 96 quilómetros será dada às 9h30 deste domingo.