Tiago Ferreira é o novo detentor do recorde mundial da maior ascensão vertical em BTT cumprida em 24 horas, depois do feito ter sido reconhecido pela ‘Official World Record Association’ (OWR).

Tiago Ferreira recorde mundial
© Hugo Silva/Red Bull Content Pool

A organização não-governamental que se dedica à certificação e validação de recordes, ratificou a prova feita por Tiago Ferreira, a 23 de julho, em S. Pedro do Sul, quando o atleta cumpriu, num período de 24 horas, um acumulado positivo de 17.753 metros, numa bicicleta de série.

“Tiago Ferreira entrou para a história do desporto”, ao cumprir em 23 horas, 29 minutos e 34 segundos um trajeto com um desnível correspondente a mais de duas ascensões ao monte Evereste.

Tiago Ferreira com recorde mundial de BTT confirmado“Os técnicos da OWR verificaram todos os parâmetros e medições, quer o nível da topografia/altimetria do terreno, quer no que toca ao sistema de cronometragem”, garantiram os responsáveis pela comunicação de Tiago Ferreira.

Tiago Ferreira com recorde mundial de BTT confirmado (2)
© Hugo Silva/Red Bull Content Pool

O feito aconteceu a 23 de julho, nas proximidades da aldeia histórica de Gourim, distrito de Viseu, num circuito de montanha com 3000 metros e 214 metros de diferença acumulada, que foi repetido pelo atleta 83 vezes.

Tiago Ferreira recorde mundial
© Hugo Silva/Red Bull Content Pool

Ao todo, o atleta natural de Viseu, de 31 anos, completou, nesse desafio a solo, 247,5 quilómetros em pistas de terra e xisto, sofrendo apenas um furo ao longo da maratona.

Tiago Ferreira recorde mundial
© Hugo Silva/Red Bull Content Pool

“Foi muito bom receber esta confirmação depois de tanto esforço. Mostra que foi realizado um excelente trabalho de equipa, pois sem o apoio de todos aqueles que tiveram no terreno não seria possível. O sentimento é acima de tudo de dever cumprido, provando que uma vez mais consegui alcançar um grande objetivo”, disse Tiago Ferreira.