Tiago Ferreira campeão europeu de maratona BTT

200

O português Tiago Ferreira ganhou hoje o Campeonato da Europa de Maratona BTT (XCM), disputado em Svit, Eslováquia.

O viseense esteve sempre na cabeça da corrida, adaptando-se perfeitamente a um percurso de grande exigência, tanto pela longa distância, 134 quilómetros, como pelos 4200 metros de acumulado de subida, que incluíram passagens acima dos 2200 metros de altitude.

Tiago Ferreira, em representação de Portugal, manteve-se sempre em cabeça de corrida. Fez uma parte significativa da prova em parceria com o compatriota Luís Leão Pinto, que correu como individual, arrancando para um trinfo em solitário nos derradeiros 20 quilómetros.

O novo campeão europeu de XCM completou os 134 quilómetros em 5h40m12s, menos 3m37s do que o campeão mundial, o austríaco Alban Lakata, que fez uma corrida de trás para a frente e ficou no segundo posto. O terceiro foi o alemão Karl Platt, a 6m48s de Tiago Ferreira.

Luís Leão Pinto também teve um desempenho exemplar. Depois de comandar a corrida, lado a lado com Tiago Ferreira, quebrou um pouco na fase final, mas ficou à porta do pódio. Foi o quarto classificado, a 2 segundos do terceiro.

Este é o quarto pódio consecutivo de Tiago Ferreira em grandes competições internacionais de XCM. Em 2016 foi vice-campeão europeu e campeão mundial. Em 2017, conseguiu a medalha de prata no Campeonato do Mundo e a medalha de ouro no Campeonato da Europa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome