O auditório do Centro de Animação Cultural de Mortágua encheu este domingo, dia 29, para conhecer e aplaudir a Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua que vai para a estrada na presente temporada.
Os 11 ciclistas, equipa técnica e staff apresentaram-se publicamente numa cerimónia cuidada e ao som da banda “Cordas Partidas” e com a voz de António Teixeira Correia.
São 11 os ciclistas que compõem o plantel para a temporada de 2023, onde 10 transitam da temporada anterior. São eles Francisco Morais, Rui Carvalho, Leangel Linarez, Ángel Sanchez, Nicolas Saenz, Gonçalo Amado, Gonçalo Carvalho, António Barbio, Bruno Silva e João Matias, este último recente vencedor de duas etapas na Volta a Portugal em Bicicleta.
A “cara” nova é Rafael Barbas, jovem de apenas 18 anos que passa ao profissionalismo na nossa estrutura, após ter feita a sua formação na equipa do Roriz.
Da equipa técnica fazem os massagistas Hugo Saul e Jorge Gaudêncio, os mecânicos Hélder Silva e Rui Paquete. Na Direção Desportiva, a continuidade de Gustavo Veloso no comando técnico da equipa, galego, de 43 anos de idade, e um dos homens mais respeitados no pelotão nacional, continua a abraçar este desafio, que tão bem soube gerir na época transata. Xavier Silva mantém-se como Diretor Desportivo Adjunto, enquanto que Leonor Silva assume a presidência do Velo Clube do Centro.
Uma gala marcada por momentos muito emocionantes, tais como mais uma homenagem ao nosso mentor Pedro Silva, que nos deixou no ano de 2021. Muitos foram os momentos onde foi recordado e honrado após tudo o que fez por este projeto.
Também foram deixados agradecimentos a Hélder Silva, atual mecânico da equipa e que se encontra no projeto à mais de uma década, e também a Gaspar Silva, ex-massagista da equipa que abraçou um novo desafio após 3 anos consecutivos na estrutura.
O diretor desportivo Gustavo Veloso, afirmou que “Queremos continuar o trabalho desenvolvido em 2022 e temos um conjunto muito homogéneo. Nesta equipa funcionamos com uma família e isso está bem presente naquilo que fazemos, mas também nesta Gala de Apresentação. Muito obrigado a todos e continuaremos aqui para traçar o caminho desta equipa.”.
Já Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo também enalteceu a grande apresentação que a equipa proporcionou e afirmou que “Este ano temos um calendário com mais dias de competição, e também mais dias de diretos o que vai aumentar a visibilidade da modalidade. Esta Gala de Apresentação foi toda ela muito bem cuidada, e demonstra bem que os princípios do Pedro Silva continuam bem presentes naquilo que é a estrutura hoje. Boa sorte para a Época 2023 a todos!”.
Nuno Tavares Pereira, Administrador do Grupo Tavfer, afirmou que “O Grupo Tavfer aliou-se a este projeto à cerca de uma década e estamos muito contentes e satisfeitos por ver a sua evolução. Estamos sediados numa região do interior do país, onde tudo custa mais, onde é mais difícil alcançar m ais além, mas lutamos para isso todos os dias. Desejo muita sorte a toda a estrutura para 2023.“
O Sr. Daniel da Ponte, responsável pelo marketing do Grupo CAC, afirmou que “É com enorme satisfação que hoje viajámos até Mortágua para a Gala de Apresentação da Equipa e também é muito bom ver de novo um anfiteatro completamente cheio!
Reforçamos este ano uma vez mais a parceria com a equipa, pois os projetos apenas fazem sentido com as pessoas. Sentimos que este projeto tem um elevado grau de profissionalismo, de rigor, identificamo-nos com este tipo de projetos e podem continuar connosco para continuar a apoiar e levar este projeto mais além.”
O presidente da Câmara Municipal de Mortágua, Dr. Ricardo pardal, viu o passado domingo como “mais um marco no desporto mortaguense.” A apresentação que encheu o Centro de Animação Cultural de Mortágua foi motivo de orgulho também por parte do presidente da Câmara Municipal de Mortágua. “Este é um projeto que impulsiona o nome de Mortágua e as gentes de Mortágua. É para nós um orgulho continuar esta ligação com o Velo Clube do Centro que dura à cerca de 24 anos e caminhamos de mãos dadas com bastante orgulho. Aproveito para anunciar publicamente que no dia do Município será feita uma homenagem ao Pedro Silva, com um memorial que brevemente irá ser divulgado à comunidade. Resta-me dar os parabéns ao Velo Clube do Centro e desejar as maiores felicidades para 2023, contem connosco!”.
A Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua está neste momento a uma semana de iniciar a Temporada 2023. No dia 5 de Fevereiro dão-se as primeiras pedaladas da época, com a Prova de Abertura Região de Aveiro, prova que tem partida em Estarreja e chegada a Ílhavo, no final de 165,7 quilómetros.