PUB

A marca Superior, com as suas raízes na Republica Checa, lançou recentemente a bicicleta de gravel X-Road GR, com uma configuração que nos deixou com água na boca e que aqui no BTT Lobo tivemos hipótese de colocar à prova.

Superior X-Road Team Comp GrSendo uma modalidade de bicicletas em franco crescimento nos últimos tempos, face a outras como Estrada ou BTT, as bicicletas de Gravel têm tido uma evolução muito grande e com pormenores deliciosos.

PUB

Há algum tempo atrás falávamos de bicicletas de gravel e o que nos vinha à cabeça era uma bicicleta para andar em estradas de terra planas e/ou alcatrão, mas essa ideia foi-se perdendo, graças aos desenvolvimentos introduzidos pelas marcas e a Superior não foi exceção, desenhando um quadro perfeito tanto para ciclocross, gravel ou para os aventureiros, pedaladas de longas distâncias.

Superior X-Road Team Comp GrA Superior X-ROAD Team Comp GR, composta por um quadro de carbono Race Mid Modulus possui detalhes e ajustes para uma excelente rigidez, aerodinamismo e velocidade o que nos permite abordar com facilidade seja subidas ou descidas, no entanto, o seu forte é mesmo no plano tornando-se muito rápida tanto em terra como estrada sendo, portanto, uma verdadeira all-rounder. A sua cor em verde matte é fora do normal deixando qualquer um rendido.

Superior X-Road Team Comp GrO quadro construído em fibra de carbono proporciona uma rigidez perfeita, uma torção fora do comum graças aos pormenores das escoras e do seu tubo central, bem como um perfeito acabamento do tubo superior. Com isto, este quadro torna-se bastante homogéneo em terrenos mais sinuosos. O quadro da X-ROAD Team Comp GR vem com alguns pormenores para a diversidade de quem o vai usar, tais como afixação de duas grades de bidon, fixação de guarda lamas e colocação de desviador na frente, ou mesmo transmissão elétrica. A nosso ver, perde um pouco pela falta de ancoragens para alforges, por forma a satisfazer as necessidades dos mais aventureiros.

Superior X-Road Team Comp GrA sua forqueta com um encaixe robusto no quadro e umas laterais sólidas é excelente na leitura do piso e absorção dos impactos, sendo compatível com eixo passante 12x100mm e podendo variar os discos entre 140 a 180mm.

Superior X-Road Team Comp GrA sua geometria para nós é um dos pontos em destaque, garantindo uma aerodinâmica perfeita. A sua testa está bem nivelada permitindo conforto, bem como uma posição aero em cima da bicicleta. A forqueta tem um corte bastante apelativo, bem como a afixação da bomba de travão, que evita algum atrito com a deslocação do ar. A passagem de cabos e bichas por dentro do quadro eleva o seu potencial, tanto a nível de atritos aerodinâmicos, como de estética. As escoras bem delineadas, com os apoios das pinças de travão bem enquadrados e por fim o ajuste e aperto do espigão de selim que se encontra embutido no tubo superior do quadro, são toques de requinte perfeitos para o aerodinamismo do mesmo.

Superior X-Road Team Comp GrA X-Road equipada com periféricos da marca One1, não é do mais leve do mercado, no entanto nós achámos adequado, tendo em conta as características da bicicleta, com isto a refletir-se também num preço em conta.

Superior X-Road Team Comp GrO avanço One TDS-660 Alloy com uma inclinação 7º e 80mm e para guiadores e diâmetro 31.8mm permite a passagem dos cabos pelo seu interior, já o guiador X-Race-Aero com 16º de flare e 70mm de alcance, dá um conforto e controlo muito bom . O espigão também é One1  em carbono SP0225380 Aero e não é por acaso que vem acompanhar esta Superior, as vantagens são, desde ser bastante aero, ser de aperto top tube, o seu aperto de selim tem uma boa base e a sua melhor característica, que é a absorção dos impactos.

Superior X-Road Team Comp GrA transmissão trata-se de uma Shimano GRX de 11v composta por cassete Sunrace CS-MS7, 11-42T e um pedaleiro GRX FC-RX600 de 40T. Ao testá-la percebemos que a nível de  andamentos, é adequada para a prática de puro gravel. Já para grandes travessias será melhor alterar o mono prato, pois esgota os andamentos facilmente Por fim, a ligação entre toda a transmissão fica a cargo de uma corrente KMC X11.

Superior X-Road Team Comp GrO sistema de  travões vem composto por GRX BL-RX600/RX400 o que desperta a atenção, tendo em conta que a maioria das bicicletas trás a mesma gama. Assim a funcionalidade da manete BL-RX600 fica um pouco limitada, impossibilitando a adaptação tanto espigão telescópico ou mesmo desviador da frente. Fora esta questão, estes travões desempenham bem a sua função e proporcionam um excelente poder de travagem e segurança em cima da bicicleta.

Superior X-Road Team Comp GrO selim SelleRoyal Seta Preforma parece-nos muito aceitável para o tipo de bicicleta, produzido com espuma flexível, uma estrutura uniforme e resistente em que oferece uma redução de peso e um enorme conforto em trilhos, perfeito para quem pretende andar algumas horas em cima dele.

Superior X-Road Team Comp GrAs DT Swiss G 1800 SPLINE 25 equipam esta máquina e dispensam apresentações. São umas rodas com um desempenho excelente em estradas pavimentadas, construídas numa liga de  alumínio leve, com raios espalmados e rolamentos selados, suportando pneus tubeless e tornando-as fiáveis e robustas para diversos tipos de piso. Graças à sua largura de 28mm e profundidade 25mm, é possível usá-las com baixas pressões, para um maior conforto.

Superior X-Road Team Comp GrOs pneus Schwalbe G-One Allround de 1.50 (44mm) dão uma versatilidade alargada, adaptando-se muito bem em  pisos rolantes ou técnicos e proporcionando uma segurança e conforto em cima da bicicleta embora, a nosso ver, não sejam a melhor escolha utilização em percursos com a lama ou terrenos mais “pesados”.

Superior X-Road Team Comp GrAspetos positivos:

  • geometria do quadro perfeita, proporcionando um conforto, rigidez e uma rapidez surpreendentes.
  • quadro adaptável para outro tipo de transmissões bem como acessórios.
  • a sua cor em verde matte apaixona qualquer um.
  • bastante versátil para diversos tipos de piso.
  • excelente preço/qualidade.

Aspectos negativos :

  • Pouco há a apontar a não ser a falta de alguns pontos de fixação para racks/alforges e acessórios para quem a vai usar em espírito de aventura grande/longa.

Superior X-Road Team Comp GrNo geral, a Superior X-ROAD Team Comp GR surpreende assim que se experimenta, graças à sua geometria que a torna rápida e muito ágil quer seja em plano ou mesmo a subir, achamos que esta bicicleta é muito versátil, adaptando-se a vários pisos sejam eles mais ou menos sinuosos.

Superior X-Road Team Comp GrAo ser bastante homogénea, garante ao ciclista um espírito de aventura quer esta seja curta ou longa, tudo isto garantido o conforto e estabilidade no pavimento.

Superior X-Road Team Comp GrA Superior X-ROAD Team Comp GR está com um peso aproximado de 9kg no tamanho M, sem pedais e tem um custo de 2500€.

Superior X-Road Team Comp GrMais info em www.superiorbikes.com, distribuidor para Portugal www.tecnocycle.com.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui