Subida à Glória 2014

342
No próximo sábado, 11 de outubro, na Calçada da Glória, em Lisboa, haverá muito mais do que apenas dois carris de metal. O histórico ascensor que diariamente transporta centenas de passageiros irá parar para dar lugar à mítica escalada de bicicleta, em pleno coração da capital.

A “Subida à Glória” é um evento que reedita uma prova nascida em 1910 e recuperada, o ano passado, pela Federação Portuguesa de Ciclismo. Entre os “corajosos” que vão pedalar rampa acima os 265 metros entre a Baixa de Lisboa (Praça dos Restauradores) e o Bairro Alto (Jardim de São Pedro de Alcântara), com declive médio superior a 17%, estão já confirmadas participações de vulto do atual ciclismo nacional como Tiago Machado, Sérgio Paulinho, Rui Sousa, os gémeos medalhados nos Europeus de Pista de Juniores Rui e Ivo Oliveira e o quarto classificado no contrarrelógio para sub-23 nos Mundiais de Ciclismo Rafael Reis.

Das antigas glórias das bicicletas em Portugal estão confirmadas as presenças do atual selecionar nacional José Poeira, de Paulo Ferreira que este ano comemora 30 anos sobre a estreia e vitória de etapa no Tour de France e ainda Carlos Santos, Leonel Miranda e Firmino Bernardino. Mas a esta “prova de Glória”, a corrida de ciclismo mais pequena do mundo, associam-se também diversas figuras do Portugal artístico como o cantorSérgio Rosado e o ator Alexandre da Silva. 

Qualquer pessoa pode alinhar ao lado destas estrelas e tentar o objetivo de ser o mais rápido na subida e bater o recorde de 39,77 segundos alcançado, no ano passado, por Ricardo Marinheiro, nome destacado do BTT. As inscrições estão limitadas a 300 participantes. A “Subida à Glória” é uma corrida aberta à participação de homens e mulheres, a partir dos 16 anos.

Apesar da inesperada chuva que surgiu, em Lisboa, esta terça-feira (7 outubro), as previsões meteorológicas para sábado dão bom tempo. Os participantes vão começar a subir às 20 horas, em sistema de contrarrelógio individual. Os melhores tempos irão discutir duas eliminatórias seguindo-se depois as meias-finais e finais masculinas e femininas. Se esta zona de Lisboa e sobretudo o Bairro Alto tem já animação própria, no próximo sábado as emoções vão crescer à medida das pedaladas calçada acima. A organização, a Podium Events, está a preparar diversas atividades que vão animar e colorir ainda mais a noite lisboeta: corridas de bicicletas sem sair do lugar, outras sem pedalar e ainda música com um DJ no Jardim de São Pedro de Alcântara.

A história do ciclismo escreve-se todos os dias e todos nós podemos fazer parte…

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome