A Specialized Stumpjumper é a bicicleta de trail mais versátil. Focada nas necessidades do ciclista, e o que fizeram, pelo que eles sentem, é a referência nas bicicletas de trail.

A Specialized adorou a última Stumpjumper, mas queria levá-la mais além, e desenvolveu os seus próprios testes de rigidez específicos para montanha, que examinam a ligação entre as mãos e pés do ciclista.

Quando ambos recebem sinais diferentes, o ciclista fica confuso. Extensivos testes de campo foram levados a cabo, de modo a afinar ao detalhe a rigidez da dianteira. A sua equipa ia andar com uma versão funcional do quadro, dava feedback, e depois forravam o quadro com camadas de carbono, testavam no laboratório os valores de rigidez, e depois devolviam ao ciclista.

Fizeram este processo de afinação ao detalhe vezes sem conta, até alcançar o equilíbrio perfeito entre rigidez e comportamento. E o resultado é uma bicicleta que se sente a andar sobre carris. Aponte-a para onde quer ir, e vai para lá. Isto é Rider-First Engineered™ para montanha, e entrega o derradeiro comportamento no trilho – independentemente do tamanho.

O TOTALMENTE NOVO QUADRO DE BRAÇO LATERAL

A Specialized não olhou a meios para aligeirar e enrijecer o quadro, e o resultado a que chegou foi uma estrutura vastamente mais eficiente, com um novo design de braço lateral.

O design de braço lateral liga diretamente os três pontos de apoio da parte traseira e amortecedor ao quadro, e isto cria um aumento considerável em termos de eficiência e performance sobre os obstáculos. Mais especificamente, a flexão do quadro foi minimizada quando a suspensão traseira está ativa.

Em CAD, foram capazes de colocar a nova forma 3D contra a última geração da Stumpjumper, e com o Método dos Elementos Finitos (MEF), foram capazes de provar que a nova construção é 20% mais eficiente. No final de tudo isso, acabaram com um dos quadros de trail mais leves do mercado.

UM NOVO QUADRO REQUER UMA NOVA ABORDAGEM

Com mais de duas décadas de experiência com o FSR, a Specialized refinou o seu comprovado design. O FSR permite afinar todas as partes da suspensão com o mínimo de compromisso. Porque no fundo, a suspensão na bicicleta é um casamento entre a cinemática do quadro e o amortecedor.

E dado que a Specialized tem a sua própria Equipa de Suspensão, tiveram-na a trabalhar de mãos dadas com os engenheiros do quadro no design da bicicleta desde o primeiro dia.

Por causa dessa união, estão agora capazes de depender mais da cinemática do quadro e menos no amortecedor. O que é que isso significa? Agora é mais suave sobre pequenos ressaltos, com médio curso mais firme e um excecional suporte na extremidade. Esta é a suspensão que cria a Derradeira Bicicleta de Trail.

RX TUNE

Todo o amortecedor e forqueta recebem uma afinação customizada. A Equipa de Suspensão ajusta cada amortecedor, de modo a assegurar que este está perfeitamente emparelhado com a cinemática específica da bicicleta, de modo a que se comporte de forma ideal com um grande alcance de ajustabilidade. A Specialized conseguiu isso ao ajustar a quantidade de anilhas para a compressão e rebound, bem como ajustar os rácios de volume de ar. O objetivo é acertar no meio do espetro de ajuste, de modo a que o ciclista ainda possa afinar ao seu belo prazer.

RX TUNE DE MULHER

A Specialized está confiante de que as ciclistas não vão conseguir uma afinação melhor, do que aquela que está a oferecer. Atletas femininas são tipicamente mais leves, por isso foi ajustado o volume, compressão e rebound de acordo com cada quadro e tamanho de roda. O objetivo é que o amortecedor traseiro e forqueta desempenhem de igual modo face ao nosso Rx Tune masculino a baixas pressões.

DERRADEIRA AJUSTABILIDADE

Esta é a melhor bicicleta de montanha que alguma vez produzida pela Specialized, quando chega à altura de ser personalizada ao gosto do ciclista. Todas as configurações usam cursos padrão e amortecedores métricos, por isso não encontrará Shock Block em lado nenhum. Por isso sim, se quer trocar amortecedores – está à vontade. Também se livraram do datado eixo pedaleiro PF30, preferindo voltar ao sistema de rosca, e agora, os quadros 27.5 e 29 encaixam pneus até 3.0 polegadas. Ainda deverá verificar com o teu fabricante de forqueta, se um pneu de alto volume encaixa, mas isto deverá ser música para os seus ouvidos.

FLIP CHIP

O Flip Chip permite-lhe mudar a geometria do quadro com facilidade, de modo a melhor se adequar ao seu estilo. Existem dois modos, High e Low, e quando “flipa o chip”, está efetivamente a mudar a altura do eixo pedaleiro em 6mm e o ângulo da testa em meio grau.

ROTEAMENTO DE CABOS MELHORADO

Por mais que a Specialized se esforçasse não conseguiria tornar o roteamento de cabos mais fácil em modelos de carbono. Tubos completos podem ser encontrados ao longo do quadro em carbono, para que apenas precise de empurrar o cabo e ele saia da outra ponta. Acabaram-se os laços com cabos, restos de ímanes guardados ou guias de cabos.

ARMAZENAMENTO SWAT™ NO TUBO INFERIOR

A nova arrumação SWAT™ no tubo inferior pega em tudo o que a Specialized adorou na geração anterior, e tornou-a mais simples e leve, ao mesmo tempo que adicionou 20% mais volume.

TRANSMISSÕES MAIS SILENCIOSAS ESPERAM POR SI

O novo e revolucionário protetor de escora inferior, torna as transmissões virtualmente silenciosas e o bater de corrente uma coisa do passado. Eis como funciona. Imagine atirar-se de barriga para dentro da piscina, assim funcionam os protetores atuais. A corrente apenas bate em cima de uma superfície achatada. Mas se adicionar grandes ondas à piscina, não sente a pancada – apenas um gentil chapinhar na água. Os nódulos neste protetor perturbam o bater da corrente, e isto reduz o movimento geral da corrente devido ao facto de os nódulos/ondas cortarem a “frequência” da corrente.

NÃO FICA A PERDER

Foram criadas três versões novas da Stumpjumper, para dar a todos os tipos de ciclistas a melhor bicicleta imaginável. A Short Travel (ou ST) é enérgica e ligeira, enquanto a Stumpjumper é rápida e estável. E para todos os que respiram voltas montanha abaixo, regressou a EVO em toda a sua glória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome