Arena da prova terá primeiro dia de atividades neste sábado (6), com a retirada de kit. Pontapé inicial será na tarde de domingo (7), com o prólogo em Arraial d’Ajuda – Porto Seguro. Todas as notícias podem ser acompanhadas no programa Brasil Ride Stage News em direto no canal do YouTube do BTT Lobo.
Os ares do extremo sul da Bahia já respiram o mais puro mountain bike. E, isso acontece, porque neste fim de semana tem início a 11ª edição da Santander Brasil Ride Bahia, a principal stage race premium do mundo, com sedes em Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, e Guaratinga.
No domingo, terá início o prólogo, em que a cada 1min30 duas equipes largam para disputar o tão sonhado título da competição nas suas várias categorias. A partir da 16ª largada, o tempo é encurtado, com as bandeiradas de minuto em minuto, para os participantes encararem um percurso de 20,8 km e 327 m de altimetria acumulada.
Se algumas das estrelas europeias do ciclismo mountain bike estão entre as principais favoritas ao título, como as duplas formadas por Tiago Ferreira (POR)/Wout Alleman (BEL), Hans Becking (HOL)/José Dias (POR), Periklis Ilias (GRE)/Andreas Miltiadis (CYP), fortes times compostos por ciclistas brasileiros também prometem dar trabalho aos estrangeiros, com destaques como Gustavo Xavier/Alex Malacarne, Edson Rezende/Ulan Galinski, Sherman Trezza/Lukas Kaufmann, Mario Veríssimo/Kennedi Sampaio, Halysson Ferreira/Pedro Hilo.
“Não é à toa que consideram a Santander Brasil Ride Bahia como Giro d’Itália do MTB mundial. Serão sete dias de muitas emoções nos 600 km e 13.000m de altimetria acumulada, entre Arraial e Guaratinga. Teremos nas trilhas atletas brasileiros vindos de 27 estados e um total de 18 países representados, o que mostra a grandeza do nosso evento. Como sempre, o público que ama o ciclismo é quem ganha com isso”, comenta Mario Roma, fundador da ultramaratona.
Novidades nas etapas
Enquanto o tradicional prólogo não tem muitas alterações, apenas com mais trechos de trilha e menos de estrada, a etapa 2 – que liga Arraial a Guaratinga – terá um percurso mais curto, porém sem grandes novidades. Os dias 3 e 4 do evento prometem as principais aventuras aos atletas. Antes na etapa 4, a temida subida das “Sete Voltas” será a cereja do bolo na etapa 3. No dia seguinte, na Etapa Rainha, os atletas serão testados ao extremo, com uma serra de forte inclinação, por aproximadamente 8 km e 600 m de desnível, sendo essa a subida mais difícil dos sete dias.
A quinta etapa será similar aos anos anteriores, sendo a mais longa dos sete dias, com cerca de 140 km. No sexto dia, o tradicional Cross Country (XC) contará com 80% de single track, ou seja, diversão para os ciclistas, com vegetação típica de praia com Mata Atlântica. A decisão, no dia da Maratona dos Descobrimentos, terá cerca de 20% de novidades.
Programação ao vivo
Diariamente, o programa Brasil Ride Stage News irá contar tudo que acontece na competição, dia após dia. Serão oito os programas, de sábado (6) a sábado (13). Vamos transmitir diariamente no nosso canal do YouTube em youtube.com/bttlobo.
Sábado – 06/11 – 22h
Domingo – 07/11 – 22h
Segunda – 08/11 – 23h
Terça – 09/11 – 22h
Quarta – 10/11 – 22h
Quinta – 11/11 – 23h
Sexta – 12/11 – 22h
Sábado – 13/11 – 24h
Horas de Portugal Continental.
Estrutura premium
Em termos de estrutura, a Santander Brasil Ride realmente se destaca, com serviço completo aos participantes. Possui entre os destaques o serviço de Suporte Neutro Shimano, que gratuitamente faz atendimento mecânico a todos os ciclistas durante a prova, independentemente da marca de componentes de sua bike, e o lava-bike realizado pela Squirt, em que após cada etapa o atleta deixa sua bicicleta na tenda da marca e depois a retira limpa, sem ter que se preocupar, também sem custo algum.
Vila Santander Brasil Ride
Já está pronta em Guaratinga a Vila Santander Brasil Ride. O local é uma cidade para 1.100 pessoas, onde são servidas 5.400 refeições de alto padrão, sucos e sobremesas. Conta com uma estrutura gigantesca, com 80 toneladas de equipamentos, montada em uma área de 10 hectares para quatro dias de provas. São 1.100 barracas, dois poços artesianos de 100 metros de profundidade, com cinco bombas que extraem e distribuem 800 mil litros de água para diversas áreas do acampamento/cidade, tendas para restaurantes, incluindo uma para 700 pessoas, 10 km de fios subterrâneos, 48 chuveiros com água quente, tendas de patrocinadores e uma carreta médica, com leitos e UTI.
Crescimento e reconhecimento
Se dentro das pistas a briga promete pegar fogo ao receber alguns dos melhores ciclistas do ranking mundial, fora delas o destaque também é marcante. Além da concessão de naming rights de todas as provas do Tour Brasil Ride para o banco Santander até o fim de 2022, outras empresas de renome mundial também reforçam o time de marcas que estão ao lado do evento, como a Jeep e a Continental Pneus, juntando-se empresas fortes como Unidas, Specialized e Shimano, entre outras. Fatos como esse justificam o crescente interesse da mídia, patrocinadores e, obviamente, de participantes, que formam um pelotão eclético.
O Ministério da Cidadania e a Secretaria Especial do Esporte apresentam a Santander Brasil Ride Bahia, através da Lei de Incentivo ao Esporte. O evento, que em 2021 chega a 11ª edição, tem os patrocínios do Governo da Bahia, por meio da SETRE (Secretaria do Trabalho, Renda, Emprego e Esporte), Santander, Specialized, Jeep, Shimano e Unidas. Conta com os apoios de Continental, Full Gas, HB, Garmin, RedBull, Spot, Squirt, Thule, além de ter as prefeituras de Porto Seguro e Guaratinga e o Instituto Brasil Ride como apoiadores institucionais do evento.
As 7 etapas da ultramaratona:
1ª etapa, dia 7/11 – 20,8 km e 327 m de altimetria em Arraial d’Ajuda
2ª etapa, dia 8/11 – 132 km e 2.350 m de altimetria de Arraial a Guaratinga
3ª etapa, dia 9/11 – 58,7 km e 1.350 m de altimetria em Guaratinga
4ª etapa, dia 10/11 – 103 km e 2.377 m de altimetria em Guaratinga
5ª etapa, dia 11/11 – 143 km e 2.336 m de altimetria de Guaratinga a Arraial
6ª etapa, dia 12/11 – 31,7 km e 564 m de altimetria em Arraial d’Ajuda
7ª etapa, dia 13/11 – 46,7 km e 548 m de altimetria em Arraial d’Ajuda
Todas as informações em www.brasilride.com.br.
Santander Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida