Disputaram-se hoje os Campeonatos Nacionais de XCO, no Fundão. Raquel Queirós (Guilhabreu BTT) venceu o título nacional na categoria de elite feminina e Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) em elite masculina.
Os atletas portugueses de Cross Country Olímpico (XCO) dirigira-se ao Fundão, no distrito de Castelo Branco, para disputarem, neste domingo, os títulos de campeões nacionais da vertente.
A prova, que se realizou num circuito fechado com 4,4 quilómetros de extensão, viu Raquel Queirós (Guilhabreu BTT) destacar-se em Elite Feminina, desta feita com uma vantagem de 42 segundos para Ana Santos (X-Sauce Factory Team), que fechou na segunda posição. Logo a seguir chegou Joana Monteiro (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), a 2m13s de Raquel Queirós, que se sagrou assim campeã nacional da respetiva categoria. Em sub-23 femininas foi Marta Branco (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) a levar a melhor e a conquistar o título.
Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) bateu Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) em Elite Masculina, por menos de um segundo, para conquistar o título nacional. José Dias (Individual) chegou um minutos depois, para fechar o pódio na terceira posição. Na categoria sub-23, Tiago Coelho (Korpo Activo/Penacova) foi o melhor em prova, conquistando o título nacional da categoria.
Na prova de juniores femininas Mariana Líbano (Guilhabreu BTT) não dei hipótese às adversárias, vencendo com 1m44s sobre Íris Chagas (Automóveis Ribeiro/GDVP). Laura Simão (BTT Loulé/Elevis), terminou em terceiro, a 2m40s da vencedora do título nacional.
No setor masculino, Tomás Frazão (Guilhabreu BTT) foi o primeiro a cortar a meta, batendo João Cruz (AXPO/FirstBIke Team/Vila do Conde) por 32 segundos. João Silva (Guilhabreu BTT) fechou o pódio em terceiro, a 1m05s de Tomás Frazão.
Na categoria de cadetes foram Rafael Sousa (Guilhabreu BTT) nos masculinos, e Beatriz Guerra (BTT Loulé/Elvis), nas femininas, a levar a melhor e a conquistar o título de campeões nacionais nas respetivas provas.
Filipe Ramos (Guilhabreu BTT) e Nádia Mendes (BTTGardunha/Fundão/Create) foram os vencedores do título nacional na categoria de veteranos masters 30. Já em masters 40, foram Martinho Saragoça (A.R.Batalhense) e Irina Coelho (Freebike Shop/Bike Clube S.Brás) a levar a melhor sobre os adversários. Em masters 50, foi Natália Mendes (Freebike Shop/Bike Clube S.Brás) a levar para casa o título nacional e no masculino o vencedor foi António Sousa (Individual). O título nacional em masters 60 masculinos ficou para Luís Tomé (Korpo Activo/Penacova)
Fábio Luís (Marrazes/Gui/Brejinho/BikeZone Leiria) conquistou o título nacional em paraciclismo, completando a prova em 45m55s.