PUB

Disputou-se em Marrazes, Leiria, o Campeonato Nacional de XCC, com Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) e Gonçalo Amado (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) a conquistarem os títulos nacionais em elite. Marrazes recebeu ainda a primeira edição do Campeonato Nacional de Cross Country Olímpico (XCO) para juvenis.

RAQUEL QUEIRÓS E GONÇALO AMADO VENCEM O CAMPEONATO NACIONAL DE XCCRaquel Queirós (MMR Factory Racing Team) conquistou hoje o título nacional de XCC, batendo Joana Monteiro (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), que gastou mais 53 segundos na pista de 1500 metros na qual decorreram as provas de cross country curto de hoje. Catarina Faroppa (Korpo Activo/Penacova) foi terceira, a uma volta da vencedora.

PUB

Gonçalo Amado (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) é o novo campeão nacional de XCC no setor masculino da categoria elite, tendo completado a sua prova em 22m55s. Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) não ficou longe, gastando apenas mais quatro segundos que o vencedor, o que lhe garantiu a segunda posição. Bruno Silva (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) fechou o pódio na terceira posição, a 13 segundos.

Na categoria de juniores, no feminino, a vencedora foi Mariana Líbano (Guilhabreu BTT), mais rápida do que Laura Simão (BTT Loulé/Elevis), que concluiu na segunda posição, a 1m32s. Lara Fernandes (AEBTT Rio/Mr.Print) foi terceira, a 1m45s.

Já no setor masculino desta mesma categoria foi Artur Mendonça (BTT Loulé/Elevis) a sagrar-se campeão nacional de XCC, tendo completado a sua prova em 19m57s. O segundo lugar ficou para Tomás Gaspar (Penafiel Bike Clube), a 33 segundos, seguido de Pedro Cunha (Penafiel Bike Clube), em terceiro, a 49 segundos.

Os cadetes foram a categoria mais jovem a disputar estes campeonatos nacionais de cross country curto, com Beatriz Guerra (BTT Loulé/Elevis) a bater a concorrência no setor feminino. Logo atrás chegou Leonor Casimiro (Escola de Ciclismo de Oeiras/SPC), a 43 segundos, com Catarina Espada (Escola de Ciclismo de Oeiras/SPC) a terminar na terceira posição, a 1m55s.

No masculino foi João Fonseca (Clube BTT Matosinhos) a vencer, batendo Daniel Franco (BTTTeam SUColarense/CSTreino) por apenas cinco segundos. Gabriel Gordinho (BTT Loulé/Elevis) foi o terceiro melhor nesta categoria, tendo terminado a sua prova a 11 segundos do vencedor.

Nas categorias de veteranos, Nádia Mendes (BTTGardunha/Fundão/Create) foi a vencedora, cortando a meta na frente de Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova), a 14 segundos, e Irina Coelho (Freebike Shop/Bike Clube S.Brás), a 28 segundos. No setor masculino foi Ismael Graça (Korpo Activo/Penacova) a superiorizar-se à concorrência e a vencer o título nacional. Diogo Afonso (Golden Club Cabanas/Núcleo Sporting CP de VRSA) foi segundo, a 32 segundos, seguido de José Moniz (AD Galomar/Ferrangens Vieira), a 41 segundos.

Na tarde deste sábado, Marrazes foi ainda palco da primeira edição do Campeonato Nacional de XCO para juvenis. No setor feminino, Leonor Lopes (Clube BTT Matosinhos) foi mais forte do que a concorrência, vencendo o título nacional da categoria. Rita Fontinhas (Clube BTT Matosinhos) foi segunda, a 2m55s, seguida de Mariana Resende (Escola de Ciclismo de Oeiras/SPC), que fechou na terceira posição, a 3m26s.

No setor masculino foi Gonçalo Costa (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) a sagrar-se campeão nacional, ganhando a Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos) com uma vantagem de 14 segundos. Rui Mendes (Strix Bike Team) fechou em terceiro, a 31 segundos do vencedor.

Amanhã teremos mais um dia de ação em Marrazes, com o Campeonato Nacional de XCO para as categorias de elite, sub-23, juniores, cadetes e masters.

PUB