PUB

Decorreu ontem nas instalações da ABIMOTA a apresentação da Candidatura às Agendas Mobilizadoras que pretende potenciar e revolucionar o setor das duas rodas em Portugal e na Europa.

Polisport E Abimota Apresentam Candidatura De 258 Milhões De Euros Para A Inovação No Setor Das Duas RodasA candidatura apresentada insere-se num conjunto global de ações que a ABIMOTA tem levado a cabo (como é por exemplo o projeto Portugal Bike Value) que visam reforçar o empreendedorismo qualificado e criativo no setor das bicicletas reforçando a liderança europeia de Portugal no setor das Duas-Rodas.

PUB

A candidatura, designada por AM2R – Agenda Mobilizadora para a inovação empresarial do setor das Duas Rodas – visa consolidar e expandir a ligação entre o tecido empresarial e o sistema científico tecnológico regional e nacional com o intuito de aumentar a competitividade e resiliência do sector das duas rodas, culminando na criação de um Centro de Interface Tecnológico, redefinindo o tecido empresarial português deste setor.

Polisport E Abimota Apresentam Candidatura De 258 Milhões De Euros Para A Inovação No Setor Das Duas RodasA natureza disruptiva dos trabalhos que compõem a presente Agenda contribuirão essencialmente para potenciar a investigação e desenvolvimento tecnológico, a inovação e a diversificação da estrutura produtiva de produtos e serviços deste sector, com o alcance de novos modelos de bicicletas e de motorizadas elétricas, novos componentes para veículos de duas rodas. Prevê ainda processos de fabrico mais sustentáveis em termos de consumo energético e pegada carbónica, maior eficiência da cadeia logística do sector através de introdução de tecnologias digitais e automação.  A AM2R vai possibilitar ainda a criação/reforço do emprego qualificado e altamente qualificado, aumentar o peso das exportações do setor e diminuir a dependência de fornecedores externos.

Em termos de investimento, a AM2R prevê um investimento total de 258.056.566 €, contando com a participação de 34 entidades empresariais, 4 entidades do sistema de I&I e uma associação empresarial. O investimento está distribuído em 64 projetos, distribuídos por: 24 Projetos de I&D, 27 projetos de Investimento Produtivo, 10 projetos de Qualificação & Internacionalização e 3 projetos de Formação.

Esta candidatura irá reforçar a liderança Europeia de Portugal como um player estratégico no setor das duas-rodas, e por consequente dinamizar a economia nacional, qualificando cada vez mais este setor tão essencial para a o paradigma da mobilidade suave e sustentável.

“É uma honra para a Polisport liderar esta candidatura. Presentes no mercado das duas rodas desde 1978, contamos com 43 anos de experiência, know-how de mercado e uma visão muito clara das tendências que o mercado seguirá. Ser líder mundial em cadeirinhas para bicicletas, uma empresa industrial e simultaneamente comercial possibilitou-nos oferecer abordagens multidisciplinares enriquecendo a Agenda nas valências que acreditamos que as tornarão um sucesso, e das quais destaco a inovação, a digitalização e a parceria entre centros científico-tecnológicos.” Disse o CEO da Polisport, Pedro Araújo.

Deixar uma resposta